Ouça agora

Festival Primeiro Plano volta ao Cinema Alameda após quatro anos

Festival Primeiro Plano será realizado de 9 a 14 de novembro e terá mostras competitivas, debates e oficinas gratuitas


Por Tribuna de Minas

21/10/2026 às 11h19

O Primeiro Plano – Festival de Cinema de Juiz de Fora e Mercocidades voltará a ocupar as salas do Cinema Alameda, agora denominado Estação das Artes Cinema Alameda, após quatro anos. A 25ª edição do evento será realizada entre os dias 9 e 14 de novembro, com entrada gratuita para todas as atividades.

A abertura do festival está marcada para o dia 9 de novembro, no Teatro Municipal Paschoal Carlos Magno. A partir do dia 10, o Cinema Alameda receberá as exibições dos curtas e longas-metragens selecionados para a programação, que reúne produções do cinema brasileiro e sul-americano.

Neste ano, o Primeiro Plano recebeu 488 inscrições, sendo 388 para a Mostra Mercocidades e 100 para a Mostra Regional. Os filmes selecionados foram definidos por meio de um processo de curadoria, que avaliou os trabalhos inscritos desde junho. A lista das produções que integram o festival já pode ser consultada no site oficial do Primeiro Plano.

Festival Primeiro Plano volta ao Cinema Alameda após quatro anos
Foto: Divulgação

Festival terá oficinas e debates gratuitos

Voltado à valorização de novos realizadores e ao fortalecimento do audiovisual independente, o Primeiro Plano promove mostras competitivas e oferece espaço para a exibição de produções inéditas do circuito cinematográfico brasileiro e sul-americano.

Além das sessões de cinema, o evento contará com uma programação de debates, encontros, atividades especiais e oficinas gratuitas sobre produção audiovisual, conduzidas por profissionais do setor.

Os detalhes dessas atividades, assim como as informações sobre inscrições, serão divulgados posteriormente pela organização.

O Primeiro Plano é realizado pelo Grupo de Cinéfilos e Agitadores Culturais Luzes da Cidade.

Texto reescrito com o auxílio do Chat GPT e revisado por nossa equipe