Ex-Fluminense, juiz-forano disputa o Paranaense pelo Londrina
Cria do bairro São Pedro, meia-atacante Enrico Curcio, ex-Fluminense, tem o sonho de chegar à Seleção e ressalta a importância dos estudos
Nascido e criado no bairro São Pedro, na Cidade Alta de Juiz de Fora, o meia-atacante Enrico Curcio, de 17 anos, é uma das promessas do Londrina Esporte Clube na disputa do Campeonato Paranaense Sub-20. Após passar por grandes centros, como o Fluminense, o jovem acumula experiência e tenta ajudar o clube na reta final da competição estadual. O time está na 10ª colocação, a quatro jogos do fim da primeira fase, e luta por uma arrancada para se classificar à etapa seguinte.
Mesmo jovem, Enrico já entende o peso da responsabilidade no esporte e valoriza as etapas da carreira. “Procuro sempre evoluir como atleta e como pessoa. Sei que a carreira de jogador de futebol é muito difícil, mas estou me dedicando a isso, dando o meu melhor. É um passo de cada vez, respeitando o tempo de Deus”, afirma.

Fluminense e Athletic
A história do juiz-forano no futebol começou cedo. Aos quatro anos, entrou na escolinha do Zico em Juiz de Fora, inspirado pelo irmão mais velho, Bernardo, de 21 anos. “Fui acompanhando ele, só queria estar junto, e acabei pegando gosto. Desde então, nunca mais parei”, relembra. Pelo projeto, disputou e se destacou em campeonatos regionais de campo e salão. Também venceu duas Copa Zico, com a camisa 10 e a faixa de capitão, além de ter sido artilheiro e destaque.
Aos 10 anos, migrou para o projeto da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), quando foi artilheiro da Liga de Juiz de Fora. Aos 13, passou a defender o Sport Club e, com 14 anos, viveu um dos momentos mais marcantes da carreira ao ser aprovado no Fluminense. No Tricolor, integrou as categorias sub-15 e sub-16, vencendo o Campeonato Carioca de 2022 e 2023, a Taça Rio e a Copa Olaria.
Depois de quase dois anos no clube do Rio de Janeiro, retornou a Minas Gerais em 2024, ano em que defendeu o Athletic de São João del-Rei e o Uberabinha no Campeonato Mineiro Sub-17. Na sequência, teve uma breve passagem pelo Joinville, em que disputou a Copa Sul Sub-17.
Em fevereiro deste ano, Enrico chegou ao Londrina para a disputa do Paranaense Sub-20. “Meus pais e meu irmão são fundamentais nesse processo. Desde que cheguei a Londrina, consegui voltar a Juiz de Fora duas vezes para visitar minha família, e eles também vieram aqui conhecer a estrutura do clube e me fazer companhia. Isso faz muita diferença para mim”, relata.
Mesmo com a rotina puxada de treinos e viagens, Enrico mantém o foco nos estudos. No terceiro ano do ensino médio, ele também faz aulas de inglês duas vezes por semana. Para o futuro, deseja conciliar a carreira de jogador com o ensino superior. “Ainda estou decidindo, mas penso em fazer faculdade de educação física, administração ou algo voltado para tecnologia”, projeta o fã de Zico, Neymar e, principalmente, Rafael Leão, atacante português do Milan.
“Quero me tornar profissional, de preferência aqui no Londrina, onde estou muito bem adaptado. No futuro, pretendo jogar no Milan e nos Estados Unidos, na MLS, liga que está crescendo muito. Mas sei que tenho que continuar trabalhando forte e com foco total para atingir meus objetivos“, planeja.
Tópicos: Fluminense / juiz-forano / londrina / paranaense