Com motor 1.0 turbo, Nissan Kicks tem nova geração produzida no RJ e estreia marcada 

Produção do SUV compacto ocorre em Resende, com previsão de várias novidades


Por Agência Estado

25/04/2025 às 13h02

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Novo Nissan Kicks (Foto: Divulgação / Nissan)

A nova geração do Nissan Kicks já é produzida em Resende (RJ). Embora a marca não tenha revelado detalhes, o Jornal do Carro apurou que o SUV compacto virá com várias novidades, como motor 1.0 turbo, inédito na gama no País. Além disso, será reposicionado.

Entre os destaques, está a versão com motor TCe de três cilindros e injeção direta de combustível feito pela Horse, divisão de powertrain da Renault. Trata-se do mesmo 1.0 do Kardian, com potência de até 125 cv e 22,4 mkgf de torque. Vale lembrar que as duas marcas são do mesmo grupo.

A tração será no eixo dianteiro e o câmbio dever ser o novo CVT, de relações contínuas. Ou seja, o automatizado de duas embreagens e sete marchas, que equipa o modelo atual, sairá de cena.

Da mesma forma, o novo Kicks ficará mais caro. Quando chegar às lojas, em junho, seu preço ficará em torno dos R$ 150 mil. Para comparação, a versão Play, única disponível atualmente, sai a R$117.990.

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(Foto: Divulgação / Nissan)

Com isso, o Nissan deverá disputar compradores sobretudo com SUVs compactos mais caros. É o caso, por exemplo, de Creta e HR-V. O modelo da Hyundai tem tabela inicial de R$ 147.390 e o da Honda parte de R$ 156.100.

Para isso, a Nissan promete entregar cabine mais sofisticada e espaçosa. O painel, por exemplo, combina duas telas em uma peça única, no topo. Outra evolução importante é o freio de estacionamento elétrico, acionado por botão.

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(Foto: Divulgação / Nissan)

O acabamento mais caprichado também sobressai. Nesse sentido, haverá novos revestimentos, que garantem um estilo mais refinado

Porém, uma das novidades mais aguardadas deve ficar para 2026 ou mesmo o início de 2027. Trata-se do sistema híbrido batizado pela marca de e-Power e lançado na Ásia há mais de uma década.

Nissan Kicks híbrido inédito

Essa solução é diferente das demais híbridas oferecidas no Brasil, nas quais um motor a combustão atua paralelamente com um ou mais elétricos. No e-Power, o propulsor térmico – possivelmente flexível, no caso do Kicks fabricado no Brasil – funciona como um gerador de eletricidade. Portanto, não serve para mover o veículo.

Ou seja, o que envia torque às rodas é um motor elétrico alimentado justamente pela energia gerada pelo motor a combustão Além disso, essa versão de topo do novo Kicks híbrido terá sistema de regeneração das forças de frenagem.

O Kicks nunca disputou a liderança de vendas. Em 2024, por exemplo, ficou na quarta posição, com 60.455 emplacamentos. Líder do segmento, o Volkswagen T-Cross teve 83.990 vendas no período.

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