‘RG para cães e gatos’: governo lança cadastro nacional gratuito para animais; entenda como funciona

O documento pode ser adquirido de forma gratuita e é vinculado ao gov.br


Por Tribuna

17/04/2025 às 11h43- Atualizada 17/04/2025 às 11h44

cães e gatos rg animal
Cadastro Nacional de Animais será criado a partir dos dados dos registrados (Foto: Freepik)

O governo federal lançou, nesta quinta-feira (17), uma iniciativa que vai funcionar como um “RG animal”: um documento de cadastro único, transferível e vitalício para cães e gatos domésticos de todo o território nacional. Nomeado “SinPatinhas” (Sistema do Cadastro Nacional de Animais Domésticos), ele obterá dados que vão compor um Cadastro Nacional de Animais.

De acordo com o governo, o “RG Animal” é gratuito e vinculado à plataforma gov.br. Os cadastros estão abertos e já podem ser feitos pelos tutores. ONG’s também poderão registrar os animais que estiverem sob os cuidados da organização.

O documento irá conter dados do tutor, endereço, raça, idade e histórico clinico do pet. O cadastro vai gerar uma carteira de documentação com a foto do animal, além de um QR Code, que pode ser impresso e preso na coleira. O governo ainda lembra que o cadastro não é obrigatório, mas, sim, voluntário. 

Assim que a documentação estiver pronta, o tutor poderá saber a localização do pet em caso de desaparecimento, além de informações sobre campanhas públicas de castração, vacinação e microchipagem na região.

Na cerimônia de lançamento, o presidente Luis Inácio Lula da Silva (PT) e a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, assinaram o decreto de criação do cadastro nacional. Um outro decreto assinado nesta quinta criou o Programa Nacional de Proteção e Manejo Populacional Ético de Cães e Gatos (ProPatinhas). Segundo o governo, esse programa é voltado para ações de manejo populacional de pets, como a castração e adoção solidária.

O cadastro foi criado por uma lei sancionada em dezembro do ano passado, no Congresso Nacional. As iniciativas serão promovidas pelo Ministério do Meio Ambiente.

Tópicos: rg animal / sinpatinhas

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.