Homem é indiciado por maus-tratos a cão comunitário em Ibitipoca

Animal é cuidado pela comunidade há mais de dez anos


Por Tribuna

16/04/2025 às 18h24

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) indiciou, nesta quarta-feira (16), um homem de 34 anos por maus-tratos contra um cão comunitário no distrito de Conceição de Ibitipoca, em Lima Duarte, a cerca de 63 quilômetros de Juiz de Fora.

O crime ocorreu em março, quando o animal — conhecido como Marley e considerado mascote local por moradores, comerciantes e visitantes — foi encontrado com um ferimento profundo no dorso. O cachorro é cuidado pela comunidade há mais de dez anos.

De acordo com o delegado José Márcio de Almeida Lopes, responsável pelo caso, o laudo veterinário constatou que a lesão foi causada por um objeto cortante, “possivelmente faca ou facão”.

Com o apoio da população, a Polícia Civil reuniu imagens de câmeras de segurança que ajudaram na identificação do suspeito. O inquérito foi concluído e o homem foi indiciado por maus-tratos a animais, crime que pode resultar em até cinco anos de reclusão.

O cão recebeu atendimento veterinário e segue em recuperação, sob os cuidados da comunidade local.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.