Estado oferece 2 mil vagas em pós-graduação gratuita para professores da rede pública
Vagas são para especialização em Educação Financeira, Competências Socioemocionais e Coordenação Pedagógica; inscrições podem ser feitas até terça-feira (18)
A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) está oferecendo mais de 2 mil vagas em pós-graduação gratuita para professores da rede pública estadual. O objetivo é qualificar o corpo docente e promover a formação continuada através da especialização em Educação Financeira, Competências Socioemocionais e Coordenação Pedagógica. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas até terça-feira (18).
A iniciativa é uma parceria com o Instituto Ânima, que oferece as oportunidades de cursos Lato sensu gratuitos. Os cursos serão oferecidos no modelo a distância, com aulas síncronas semanais e atividades assíncronas através de plataformas educacionais, com duração total de dez meses. O início das aulas está programado para 10 de março e o término em 5 de dezembro de 2025.
De acordo com a superintendente da Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores da SEE/MG, Graziela Trindade, o programa já formou mais de 500 especialistas para atuarem na rede estadual. “É uma ótima oportunidade para enriquecer a prática pedagógica e contribuir para uma educação ainda mais completa e eficiente no estado. Estamos empolgados em ver os professores se aprimorando e trazendo novas abordagens para suas salas de aula”, afirma.
Saiba mais sobre os cursos de pós-graduação
No total, são 2.120 vagas para cursos com carga horária total de 380 horas. As atividades formativas são divididas em três módulos de 120 horas cada, além de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) no formato de Projeto de Intervenção, que exige mais 20 horas. As formações permitem a possibilidade de escolher eletivas, permitindo que os professores possam personalizar sua formação de acordo com o que consideram como suas necessidades e seus interesses.
A pós-graduação em Educação Financeira busca capacitar professores para abordarem temas como a gestão financeira, a compreensão dos riscos relacionados a apostas, golpes e fraudes, e a relação entre oportunidades e recompensas no contexto econômico. Já a especialização em Competências Socioemocionais desenvolve habilidades fundamentais como autorregulação, agilidade emocional, saúde mental, habilidades de relacionamento e clima escolar.
Já a pós-graduação em Coordenação Pedagógica foca nos desafios e nas responsabilidades da gestão pedagógica, principalmente através do papel do coordenador nas escolas, abordando temas como gestão e estratégias formativas, clima escolar e saúde mental. Os interessados podem esclarecer suas dúvidas através dos canais de atendimento do Instituto Ânima ([email protected]).
Tópicos: professores / Rede Estadual de Ensino