Empresa de ônibus tem contratos encerrados para operação no Sul de Minas
Cinco novas viações assumem linhas na região, antes operadas pela Expresso Gardênia. Decisão resulta de processo que começou com ação de fiscalização em 2024
A decisão que transfere permanentemente a operação das linhas de ônibus intermunicipais do Sul do estado, até então executadas pela Expresso Gardênia, para cinco novas empresas, foi oficializada na manhã desta quinta-feira (23).
O anúncio foi feito em entrevista coletiva na Rodoviária de Belo Horizonte, pela Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias de Minas Gerais (Seinfra). As cinco empresas são: Viação Serro, Santa Rita, Santa Cruz, Bonanza e Viasul. As novas concessionárias assumem definitivamente as linhas a partir de sábado (25), garantindo a continuidade do atendimento a 97 municípios da região.
Com o objetivo de evitar transtornos, as empresas que operavam temporariamente, durante a suspensão da Gardênia, foram orientadas a não comercializar passagens para viagens após essa data, para impedir a necessidade de reembolsos e assegurar uma transição tranquila para os passageiros.
“A transferência dessas linhas foi uma decisão necessária para assegurar a continuidade do serviço e atender às demandas da população, que merece um sistema de transporte à altura de suas necessidades”, explicou o secretário-adjunto de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias, Pedro Calixto. Ele afirmou também que a pasta “segue fiscalizando rigorosamente essas empresas, para garantir o cumprimento das normas e a segurança dos usuários”.
A transição das empresas de transporte intermunicipal no Sul de Minas será realizada sem alterações significativas para os passageiros. A partir deste sábado (25), os bilhetes para os trechos voltam a ser comercializados, agora pela respectiva empresa operadora. Os preços das passagens permanecerão inalterados, seguindo a regulamentação estadual. Já os itinerários e horários das linhas serão mantidos integralmente para garantir a continuidade do serviço.
Confira as mudanças
Caso Gardênia
A decisão de encerrar os contratos da Expresso Gardênia é resultado de um processo que começou com a Operação Ponto Final, realizada em abril e maio de 2024 pela Seinfra e pelo Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG).
A ação de fiscalização identificou graves irregularidades na prestação do serviço, motivadas por denúncias de atrasos, má conservação dos veículos e falhas operacionais. Na operação, 34 ônibus foram retirados de circulação devido a problemas mecânicos, irregularidades em itens de segurança e descumprimento do quadro de horários.
A empresa foi notificada para corrigir as falhas e comprovar sua capacidade operacional e financeira, mas não atendeu às exigências no prazo estabelecido. Em junho de 2024, os contratos da Gardênia foram suspensos, e outras operadoras assumiram as linhas de forma provisória.
Sem resolver as irregularidades, a Gardênia formalizou um pedido de transferência das linhas para outras empresas, reconhecendo sua incapacidade de atender às exigências. Após análise detalhada, a Seinfra aprovou a transferência para as cinco novas concessionárias, que apresentaram condições comprovadas para operar com segurança e qualidade.
A Tribuna tentou contato com a Expresso Gardênia, mas a empresa não respondeu até a publicação desta matéria. O espaço segue aberto à manifestação.