7º Encontro Internacional de Mulheres na Roda de Samba acontece neste sábado

Evento é sediado na Praça Ministrinho, a partir das 13h; cidades de todo o país sediam o encontro


Por Tribuna

29/11/2024 às 06h00- Atualizada 29/11/2024 às 11h26

Mulheres na roda do samba em Juiz de Fora
(Foto: Divulgação)

O sétimo Encontro Internacional de Mulheres na Roda de Samba acontece neste sábado (30) no Brasil e em diversas cidades do exterior. Em Juiz de Fora, o evento é sediado na Praça Ministrinho, a partir das 13h.

As homenageadas deste ano são Áurea Martins e Clementina de Jesus. Suas músicas darão início ao evento, que tem início ao mesmo tempo nas cidades onde o Encontro Internacional de Mulheres na Roda de Samba acontece. Em Juiz de Fora, as irmãs Barbosa, Nivalda e Conceição, importantes nomes do samba da cidade, também serão reverenciadas.

Acessibilidade

Pela primeira vez, durante o encontro em Juiz de Fora, será ministrada uma oficina de percussão para mulheres com deficiência. Andréa Melo, cavaquista, coordenadora do Movimento Samba e produtora do evento na cidade, afirma que há uma preocupação para que a atividade seja, de fato, acessível, com intérprete de libras, audiodescrição e sanitários adaptados.“Neste ano, Juiz de Fora se torna a pioneira em oficina de percussão para mulheres com deficiência, e os demais lugares que recebem o evento demonstraram interesse na iniciativa, fazendo da cidade uma referência.”

Cidades que recebem o evento

Vitória, Goiás, Belo Horizonte, Belém, João Pessoa, Curitiba, Londrina, Matinhos, Recife, Niterói, Rio de Janeiro, Volta Redonda, Porto Alegre, Canoas, Florianópolis, São Paulo, Sorocaba, Aracaju e Itacaré são algumas das cidades que sediam o Encontro Internacional de Mulheres na Roda de Samba, além de outras localizadas em países como Argentina, Holanda, Portugal e Uruguai.

Sobre o Encontro Internacional de Mulheres na Roda de Samba

O Encontro de Mulheres na Roda de Samba teve sua primeira iniciativa em 2018, idealizado pela cantora Dorina. O intuito sempre foi o de unir rodas de samba femininas, criando uma rede de artistas e, dessa forma, aumentando as trocas culturais, divulgando, ainda, a força feminina nesse gênero musical. O evento já homenageou Beth Carvalho, Leci Brandão, Elza Soares, Tia Surica da Portela e Teresa Cristina.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.