Professora lança livro de contos sobre o Feijão de Ogum em Juiz de Fora
Lançamento acontece nesta quinta-feira, na Casa dos Conselhos, a partir das 18h30
Nesta quarta-feira (27), a Casa dos Conselhos recebe o lançamento do livro “Oogun Ewa – Feijão remédio”, de Marilda Aparecida Simeão. A obra é uma coletânea de histórias que relatam os bastidores do Feijão de Ogun, uma importante festa do candomblé. Os relatos vão desde a preparação coletiva do feijão, durante as madrugadas frias aquecidas pela contação de causos, até os momentos finais de oferenda ao Orixá, símbolo da guerra, da coragem e da agricultura. O evento acontece às 18h30 e faz parte da programação do Novembro Negro.
No lançamento, acontece a leitura de trechos do livro, performances artísticas de música e a exposição do quadro retratado na capa do livro que traz a assinatura do artista plástico Maury Paulino.
“Escrever esse livro me trouxe uma alegria muito grande. Ele é uma celebração à memória de centenas de pessoas que nos ajudaram a manter acesa a tradição do Feijão de Ogum. Fiz questão de compartilhar essas memórias, para mantê-las vivas e também na esperança de que sirvam de inspiração aos que virão”, declara a autora, em nota encaminhada à imprensa.
A primeira edição do Feijão de Ogum aconteceu, em Juiz de Fora, em 2003. A ideia partiu de uma das reuniões do Movimento Negro Unificado (MNU) da cidade, instituição da qual Marilda faz parte desde sua fundação. “Com entusiasmo, ficou decidido que não apenas reuniríamos os ingredientes necessários, mas também cozinharíamos a feijoada juntos. A refeição seria acompanhada de arroz, farofa, laranja e couve. Cada participante se comprometeu a contribuir dentro de suas possibilidades”, recorda-se a autoria logo nas primeiras páginas do livro.
“Oogun Ewa – Feijão remédio” teve incentivo do Programa Cultural Murilo Mendes através do Edital Quilombagens. A publicação também valoriza e celebra a religião de matriz africana com seus rituais e personagens sagrados que nos convidam à ampla reflexão sobre a vida e a forma como a expressamos individual e coletivamente.
Conheça a autora do livro “Oogun Ewa – Feijão remédio”
Marilda Aparecida Simeão é pedagoga, professora, especialista em História da África. Filiada ao Movimento Negro Unificado (MNU) há mais de tres décadas e uma das fundadoras do Feijão de Ogum em Juiz de Fora. É integrante de grupos como o “Nzinga, contos africanos” e o Núcleo Permanente para as Relações Étnico-Raciais da Secretaria Municipal de Educação e dos movimentos sociais Mulheres das Periferias e Periferia no Poder.
Além disso, Marilda é ex-presidente do Conselho Municipal para a Igualdade Racial, onde foi agraciada com a Medalha Roza Cabinda e com a Medalha Nelson Silva nesta segunda-feira (25), pela sua contribuição à pauta antirracista.
Serviço
Lançamento do livro: “Oogun Ewa – Feijão remédio”
Nesta quarta-feira (27), às 18h30
Na Casa dos Conselhos (Rua Halfeld, 450/ 7º Andar – Centro)
O livro estará à venda também na Quarup Livraria Antiquaria (Rua Padre Café, 484 – São Mateus) e na Livraria Ca D’Ori (Rua Antônio Passarela, 309 – casa 2 – São Mateus)
*Estagiária sob supervisão da editora Cecília Itaborahy