Pedal solidário: iniciativa neste domingo ajuda menino com doença rara
Pessoas da região estão convidadas a realizar percurso de pedalada até rua em que a criança mora; no local, haverá lanches, show e venda de rifa para custear tratamento do adolescente
Neste domingo (24), acontece a 6ª Edição do “Pedal Solidário du Rafa”, um evento que une esporte e solidariedade. A pedalada convida ciclistas da região para percorrerem o trajeto que preferirem até um ponto na cidade de Chácara, a menos de 30 quilômetros de Juiz de Fora. O local de chegada será na Rua Coronel Onofre de Paulo, 409, onde vive Rafael, um adolescente com uma doença rara.
No local, os participantes serão recebidos com um café da manhã e um show ao vivo. O objetivo é arrecadar fundos para o tratamento de Rafael, por meio da venda de rifas, que custam R$ 15, e que também dão direito a concorrer a prêmios, como uma bike. O menino, hoje com 15 anos, veio de uma gestação gemelar, com má formação congênita nos pés e pulmões, além de baixa visão e displasia pulmonar. O diagnostico ainda não foi fechado, conforme a família, mas o tratamento com remédios ocorre diariamente.
A iniciativa de promover o evento surgiu quando ciclistas pedalaram até Chácara e conheceram a história do menino. Deste então, aconteceram várias edições. Uma reportagem da Tribuna, em 2020, já contava sobre a mobilização através da organizadora, Cida Madeira. “Fizemos uma parada para lanche ao lado da casa dele, depois disso um amigo também do ciclismo me procurou para que o grupo pudesse organizar uma pedalada para ajudá-lo”. Então, no ano passado (2019), a equipe organizou o evento, que teve resultados muitos positivos. “Mantive contato com a Marciana, mãe dele, que comentou estar precisando de ajuda financeira para filho. Assim organizamos mais uma vez o pedal”, explica.
Como os gastos em medicamentos continuam, o evento permanece sendo promovido desde então. Além da pedalada e participação na rifa, Rafael também pode receber ajuda através do pix 32984556177, em nome de Marciana Fátima da Silva, sua mãe.
Tópicos: Chácara / ciclismo / doença rara / esporte e solidariedade / pedal solidário