Exposição homenageia artistas negros de Juiz de Fora

A exposição “Memória e presença negra na arte de Juiz de Fora” é inaugurada nesta sexta-feira (22), às 18h. 


Por Tribuna

22/11/2024 às 17h02

site 14
(Foto: Divulgação)

O Ateliê das Molduras, na região central de Juiz de Fora, recebe, a partir desta sexta-feira (22), a exposição “Memória e presença negra na arte de Juiz de Fora”, que reflete sobre o processo de invisibilização de vários artistas negros essenciais para a arte juiz-forana. A mostra celebra nomes como o pioneiro nas artes plásticas no município, Xisto Valle de Assis, além de personalidades como Luiz Pereira, Marcos de Paula, José Mateus, José Natividade, Lage das Neves, entre outros.

Sob curadoria de Helena Monteiro, a exposição aborda os legados destes e de outros artistas, incluindo também nomes da contemporaneidade como Carlos Sacchi, Josemar Lagrotta, Ramon Brandão, Márcia Lamas, Mariana de Andrade, dentre outros.

“Pensamos em uma homenagem mais que justa às contribuições significativas dos afrodescendentes para a arte e a cultura, e um convite à reflexão sobre importantes temas, como por exemplo a promoção e valorização dos artistas negros na construção da identidade cultural da cidade, assim como a aberturas de diálogos para a conscientização sobre o racismo e a importância da igualdade racial, através da arte”, afirmou, em nota, o artista plástico e produtor da mostra, Wesley Rocher Monteiro

Serviço

Exposição “Memória e presença negra na arte de Juiz de Fora”

Até 12 de dezembro

No Atelier das Molduras (Avenida Itamar Franco 684 – Centro)

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.