Entenda as diferenças entre os alertas amarelo, laranja e vermelho do Inmet para chuva 

Avisos indicam nível de perigo para orientar população em relação a fortes chuvas e possíveis estragos 


Por Nayara Zanetti

08/11/2024 às 09h51

Durante o período chuvoso, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulga alertas sobre o nível de intensidade e, consequentemente, de perigo em relação às chuvas e suas consequências. O Instituto trabalha com o sistema de três cores para diferenciar os tipos de avisos meteorológicos: amarelo, laranja e vermelho. Mas o que significam essas sinalizações? 

O alerta amarelo indica “perigo potencial”. Ou seja, há chance de chuva entre 20 e 30 mm por hora ou até 50 mm por dia, com ventos de 40 a 60 km/h. Além disso, há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. 

O alerta laranja, por sua vez, aponta a previsão de “perigo”. Nesta classificação, há chance de  chuva entre 30 e 60 mm por hora ou 50 e 100 mm por dia, com ventos intensos de 60 a 100 km/h. Há risco real de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas. 

No alerta vermelho, o risco é de “grande perigo”. O volume de chuva deverá ser superior a 60 mm por hora ou acima de 100 mm por dia. Há altas chances de grandes alagamentos e transbordamentos de rios e de grandes deslizamentos de encostas em cidades com tais áreas de risco. 

Sobre o alerta vermelho, o Inmet diz que: estão previstos fenômenos meteorológicos de intensidade excepcional. Grande probabilidade de ocorrência de grandes danos e acidentes, com riscos para a integridade física ou mesmo à vida humana. Mantenha-se informado sobre as condições meteorológicas previstas e os possíveis riscos. Siga as instruções e conselhos das autoridades em todas as circunstâncias e prepare-se para medidas de emergência.” 

Todos esses alertas são publicados no site do Inmet com informações sobre a situação de cada estado e município. 

Confira as orientações do Inmet sobre fortes chuvas:

  • Em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas, e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;
  • Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia;
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.

noscript
X