Nova RAM 1500: picape traz atualizações, força e motor biturbo
A linha 2025 da Ram 1500 está chegando ao Brasil com mais equipamentos e dispositivos voltados à segurança e conforto
A linha 2025 da Ram 1500 está chegando ao Brasil. Feita nos Estados Unidos, a picape grande traz atualizações no visual e acabamento, mais equipamentos e dispositivos voltados à segurança e conforto. O motor 3.0 Hurricane de seis cilindros em linha, com dois turbos, a gasolina, substituiu o V8 5.7 Hemi. A Laramie é tabelada a R$ 540.990 e a Laramie First Edition, a R$ 555.990.
O “seis canecos” gera 426 cv de potência e 64,8 mkgf de torque – são 26 cv e 10 mkgf a mais que o vê-oitão. Juntamente com o câmbio automático de oito marchas, que não mudou, garante 0 a 100 km/h em 5,3 segundos, conforme a marca. Vale lembrar que a Ram 1500 tem 5,9 metros de comprimento e pesa mais de 2.600 kg.
A picape pode rodar 6 km na cidade e 7 km na estrada com um litro de gasolina. E, como cabem 125 litros no tanque, dá para rodar, ao menos em tese, 875 km sem reabastecer.
Colabora com isso a suspensão a ar, que reduz a altura em até 15 mm quando a picape passa dos 100 km/h e melhora a aerodinâmica. O capô e a tampa da caçamba feitos de alumínio ajudam a reduzir o peso.
Há cinco modos de condução, capacidade de reboque de 4,5 toneladas e caçamba de 1.200 litros. Porém, a capacidade de carga é de apenas 557 kg.
Para-choques, grade e faróis foram redesenhados. Na cabine, se destacam a tela vertical de 14,5 polegadas, o painel digital de 12,3″, o som com 19 alto-falantes e as 11 portas USB.
Em movimento, a Ram 1500 não deixa a desejar, graças aos dois turbos e ao bom ajuste do câmbio. Ao pisar firme no acelerador, um urro grave brota dos dois escapes e a picape dispara na frente dos outros carros em saídas de semáforo.
Nas ruas de Dallas e em estradas ao redor da cidade, a picape mostrou ser muito confortável. O isolamento acústico é ótimo e a carroceria fica firme seja qual for o ângulo da curva ou a velocidade registrada no velocímetro. Pesa contra o motor ser apenas a gasolina.
Versões
Ram 1500 Laramie e Laramie Night Edition têm o mesmo tem de força. Na primeira o acabamento é cromado, a cabine tem dois tons e as rodas são de 20″. Na Night Edition (à dir.), as rodas de 22″ são pretas, assim como os retrovisores externos e o revestimento dos bancos.
Ficha técnica – RAM 1500 Laramie 2025
Preço sugerido: R$ 540.990
Motor: 3.0, 6 cil., biturbo, gas.
Potência: 426 cv a 5.200 rpm
Torque: 64,8 mkgf a 3.500 rpm
Tração: 4×4 eletrônica
Comprimento: 5,9 metros
Largura: 2,09 metros
Entre-eixos: 3,67 metros
Caçamba: 1.200 litros, 557 kg
Fonte: RAM
Prós e Contras
Prós – motor: com biturbo, seis-cilindros é mais potente que V8 e garante vigor em acelerações e retomadas de velocidade.
Contras – caçamba: com 1.200 litros, capacidade é de menos de 600 kg. Além disso, motor é a gasolina.
Tópicos: carro / meu carro & cia / RAM