UFJF adota biodiesel de óleo de cozinha em ônibus circular
Iniciativa busca reduzir emissões e promover a sustentabilidade no transporte urbano
A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) colocou em operação um ônibus circular que utiliza 30% de biodiesel, produzido a partir do óleo de cozinha reaproveitado. Essa ação busca reduzir a dependência de combustíveis fósseis e mitigar o impacto ambiental do transporte.
O projeto, que já havia sido testado com um caminhão da Empresa Municipal de Pavimentação e Urbanidades (Empav), por meio da parceria com a Prefeitura de Juiz de Fora, agora avança com o ônibus da UFJF. Os testes anteriores mostraram que é possível utilizar diferentes proporções de biodiesel, sendo a nova fase um passo contínuo no uso de 30% do combustível sustentável, sem necessidade de adaptações no veículo.
O biodiesel é gerado na usina de processamento do Parque Tecnológico da UFJF, onde já foram produzidos cinco mil litros do combustível. O processo químico para transformar o óleo em biodiesel é considerado simples e rápido, utilizando apenas alguns reagentes, tornando a atividade ainda mais acessível.
Segundo o professor Adilson David da Silva, coordenador do projeto, “hoje temos o controle dessa usina e condições de apresentar melhorias nos catalisadores (reagentes e solventes) e em todo o processo. Muitas sugestões saíram a partir do conhecimento do equipamento. Isso é muito importante quando se trabalha com uma Universidade: a visão dos pesquisadores sempre pode melhorar um projeto, apresentar avanços para a empresa”.
O coordenador ainda aponta que a pesquisa está aberta a melhorias e inovações, com planos de teste do uso de 100% de biodiesel em caminhões de uma transportadora parceira, embora isso possa exigir ajustes nos veículos. Segundo ele, com essa iniciativa, a UFJF demonstra o potencial das pesquisas científicas em contribuir para soluções mais sustentáveis na mobilidade urbana.