Com 10,2 mi de unidades, venda de usados bate recorde no paĆs
RelatĆ³rio da FederaĆ§Ć£o Nacional dos Revendedores de Usados mostra alta de 8,4% em relaĆ§Ć£o ao ano passado
Apesar dos preƧos inflacionados, os carros seminovos e usados estĆ£o em alta no Brasil. Ć o que mostram os nĆŗmeros. No acumulado do ano, as vendas de 2024 jĆ” superam as de 2023. Conforme o relatĆ³rio da FederaĆ§Ć£o Nacional dos Revendedores de Usados, a Fenauto, entre janeiro e agosto as vendas superaram os 10 milhƵes de veĆculos. Um recorde.
Ao todo, foram 10.238.396 modelos seminovos e usados vendidos no perĆodo. Uma alta de 8,4% em relaĆ§Ć£o ao mesmo perĆodo do ano passado, quando foram negociadas 9.444.206 unidades.
“Os resultados positivos estĆ£o dentro do previsto pela nossa entidade. Teremos eleiƧƵes em outubro, o que pode provocar algum impacto nas vendas, mas continuamos acreditando na manutenĆ§Ć£o desse movimento positivo atĆ© o fim do ano”, afirma Enilson Sales, presidente da Fenauto. Conforme Sales, a expectativa Ć© fechar o ano com algo em torno de 15,5 milhƵes de modelos.
Idade da frota
O recorde de vendas Ć© bom para a economia, faz os estoques “girarem”. Mas a situaĆ§Ć£o esconde problemas, como a idade mĆ©dia da frota. Como o carro 0-km estĆ” muito caro, o jeito Ć© comprar modelos mais velhinhos. Cerca de 1/3 do montante vendido tem idade superior a 13 anos, apontam estudos. AlĆ©m disso, entre os dez carros mais vendidos, por exemplo, seis jĆ” estĆ£o fora de linha. E a maioria sequer tem opƧƵes de seminovos (com trĆŖs anos de uso), porque jĆ” deixaram as linhas de produĆ§Ć£o.
Usado na troca
Hoje, o interessado em comprar um Renault Kwid 2021, por exemplo, precisa de ao menos R$ 50 mil. Para justificar a situaĆ§Ć£o, o presidente da Fenauto explica que “os veĆculos usados estĆ£o sobrevalorizados, especialmente nos Ćŗltimos meses, por um motivo muito simples: o giro dos estoques das lojas”. Com um fluxo cada vez maior, Ć© necessĆ”rio comprar mais rĆ”pido (para repor o estoque), e isso exige oferta melhor. Ou seja, se a loja comprou mais caro, vai repassar ao cliente.
Novos nas alturas
Para Milad Kalume Neto, consultor independente e especialista em mercado automotivo, os carros 0-km estĆ£o com valores tĆ£o altos que o mercado de usados estĆ” “bombando”. Assim, seguindo a lei da oferta e da procura, os preƧos sobem. “O aumento acontece por causa da maior procura pelos usados. E isso acontece em todos os segmentos, que vĆ£o de seminovos aos modelos mais antigos”, resume.
De acordo com Neto, “essa movimentaĆ§Ć£o estĆ” ocorrendo por causa dos preƧos exorbitantes dos carros novos”. “Se analisar, R$ 72 mil em um carro novo Ć© um valor demasiadamente alto. SĆ£o mais de 50 salĆ”rios mĆnimos”, completa.
Para o especialista, hĆ” ainda outros complicadores, como, por exemplo, falta de crĆ©dito e taxas de juros elevadas. “Isso inevitavelmente faz muitos buscarem o mercado de usados”.