Incêndio com indícios de crime consome cerca de 550 mil metros quadrados de floresta

Fogo atingiu área correspondente a 77 campos de futebol; suspeito foi preso e multado em R$ 114 mil


Por Bernardo Marchiori*

16/09/2024 às 15h36

Incêndio criminoso atinge cerca de 550 mil metros quadrados de floresta em Vieiras
(Foto: Divulgação/PMMA)

Um incêndio florestal atingiu uma área de aproximadamente 55 hectares (equivalente a 550 mil metros quadrados) no município de Vieiras, a cerca de 203 quilômetros de Juiz de Fora, na última sexta-feira (13). Um homem foi preso sob suspeita de autoria do crime e recebeu multa de R$ 114.107,51.

De acordo com a Polícia Militar de Meio Ambiente (PMMA), a denúncia foi atendida durante a 2ª fase da Operação Verde Minas. A área afetada foi constatada após patrulhamento e sobrevoo com drone. Por ter atingido inúmeras propriedades e ter causado danos ambientais e materiais, o incêndio foi caracterizado como criminoso.

Na fiscalização, foi verificado que o fogo atingiu mais de 20 hectares de mata nativa e mais de 34 hectares de pastagens, além dos danos materiais causados pela queima de 2 mil pés de eucalipto e 120 mourões de braúna, conforme os militares.

Ainda segundo a PMMA, mediante aos fatos, por ficar, em tese, comprovado que a origem da queimada ocorreu dentro da área em que o autor teria realizado uma roçada, sem que fosse apresentado nenhum registro do ocorrido e nenhuma autorização junto ao órgão ambiental competente, ele foi preso.

*Sob supervisão do editor Gabriel Silva

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.