Matrículas acontecem nos dias 2 e 3 de fevereiro na UFJF
Atualizada às 19h12
Os aprovados no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) precisam ficar atentos aos dias e horários para as matrículas nas instituições de ensino. O resultado foi divulgado nesta segunda-feira (26) no site do Sisu. Na UFJF, as matrículas serão realizadas nos dias 2 e 3 de fevereiro, nos campi de Juiz de Fora e Governador Valadares. Os horários variam de acordo com os cursos (ver quadro abaixo).
Para garantir a vaga, é necessário levar documentação específica de cada grupo de acesso. A documentação exigida pode ser consultada na página da Coordenadoria de Assuntos e Registros Acadêmicos (Cdara).
Quem não foi aprovado na chamada única tem até o dia 6 de fevereiro para se inscrever na lista de espera do Sisu. A participação na lista de espera somente pode ser cadastrada para a primeira opção escolhida pelo aluno. Os candidatos desta lista serão convocados pelas instituições a partir do dia 11 de fevereiro.
Prouni
Quem não conseguiu garantir vaga nas instituições públicas de ensino, pode concorrer a bolsa integral ou parcial nas faculdades particulares, por meio do Programa Universidade para Todos (Prouni). As inscrições começaram nesta segunda e vão até a próxima quinta-feira. O sistema de seleção é bem semelhante ao Sisu e também utiliza a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O candidato pode escolher até duas opções de instituição, curso e turno dentre as bolsas disponíveis.
Podem participar estudantes que tenham cursado o ensino médio integralmente na rede pública ou na condição de bolsistas integrais na rede particular. Para ser aceito no programa, o candidato precisa comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. Para as bolsas parciais, a renda deve ser de até três salários mínimos por pessoa.
Fies
Já os estudantes da rede particular de ensino superior podem se inscrever no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que concede financiamento a alunos regularmente matriculados em cursos superiores presenciais não gratuitos e com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo Ministério da Educação (MEC).
O estudante pode solicitar o financiamento em qualquer época do ano. Ele somente começará a pagar o saldo devedor 18 meses após conclusão do curso.