Projeto capacita jovens de baixa renda em Juiz de Fora
Escola de Líderes trabalha habilidades essenciais de liderança e gestão
A partir do dia 12 de agosto, Juiz de Fora recebe aulas do programa Escola de Líderes. O projeto, do Instituto Global Attitude, busca capacitar jovens de baixa renda, entre 18 e 29 anos, em habilidades essenciais de liderança e gestão. Além disso, visa ao desenvolvimento de líderes influentes que façam a diferença em suas comunidades e carreiras profissionais, como afirma a instituição.
A Escola de Líderes tem como foco, em sua abordagem pedagógica, três pontos: ferramentas de liderança, com desenvolvimento de habilidades de tomada de decisão, delegação de tarefas e comunicação eficaz; habilidades técnicas, para aprender sobre gestão de projetos e tópicos administrativos essenciais para sua carreira, com experiências práticas que contribuem significativamente para a área de atuação; e competências sociais e soft skills, com o intuito de tornar o jovem apto a enfrentar desafios complexos no ambiente profissional através do trabalho em equipe, resolução de conflitos e comunicação eficaz.
O projeto
De acordo com a organização, o curso é estruturado em módulos, que incluem: projeto de vida e carreira, mundo do trabalho, raciocínio lógico, comunicação oral e escrita, educação midiática, elaboração de projetos para auxiliar de escritório, preparação para o mercado de trabalho e liderança comunitária. Cada matéria é projetada para preparar o aluno a tomar seu lugar de protagonismo de forma eficaz e responsável.
As aulas presenciais ocorrerão na Escola Municipal Engenheiro André Rebouças, localizada na Rua Nicolau Shuery, Bairro Milho Branco. Os alunos selecionados serão beneficiados com lanche, material didático, auxílio transporte e, ao final do curso, receberão um certificado de conclusão. Além disso, terão a oportunidade de serem encaminhados para um banco de vagas de trabalho.
Além de Juiz de Fora, a outra cidade mineira na qual as aulas da Escola de Líderes serão ministradas é Belo Horizonte. Outros estados que recebem o programa são São Paulo (Iguatemi, Cidade Tiradentes, Brasilândia, São Matheus e Sapopempa), Espírito Santo (Vitória e Serra), Maranhão (São Luís e Colinas), Pernambuco (Olinda), Rio Grande do Sul (Caxias do Sul) e Distrito Federal (Ceilândia e Taguatinga).
O projeto Escola de Líderes espera capacitar 1.190 jovens em nove praças diferentes. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas através da página oficial.
Fábrica Criativa
Outra iniciativa do instituto tem por objetivo capacitar jovens de baixa renda nas principais áreas da economia criativa. A Fábrica Criativa foi desenvolvida para atender jovens entre 15 e 29 anos, proporcionando-lhes habilidades técnicas e soft skills necessárias para se destacarem no mercado de trabalho ou iniciarem projetos autônomos.
Em Minas Gerais, o programa acontece em Betim. Os participantes terão auxílio-transporte para facilitar a locomoção. Toda a infraestrutura necessária para as formações será fornecida gratuitamente. A Fábrica Criativa oferece formação em cursos de produção de eventos, fotografia e gestão de mídias sociais, abrangendo os principais aspectos da economia criativa. Além das aulas presenciais, o Fábrica Criativa adota um formato híbrido, onde alguns módulos são realizados on-line.
A estimativa é que o projeto atenda 616 jovens em 15 praças diferentes. As inscrições podem ser realizadas através da página oficial do projeto.