Assinado contrato de concessão da BR-040 entre Juiz de Fora e BH

O contrato de concessão prevê o início de obras dentro de 30 dias

Por Paulo Cesar Magella

Tão logo derrubou a liminar pedida pela Via 040, que impedia a assinatura do contrato, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) assinou o contrato de concessão da BR-040, no trecho entre Juiz de Fora e Belo Horizonte, vencido pela EPR Via Mineira, que em até 30 dias poderá iniciar as obras no trecho.

Contrato de concessão prevê mais 164 quilômetros de pista dupla

Entre as melhoras previstas está a duplicação de quase 164 quilômetros; 42 quilômetros de faixas adicionais; 15 quilômetros de via; 34 correções de traçado; 14 viadutos; 57 pontos de ônibus; uma rampa de escape; 14 quilômetros de ciclovias; 17 barreiras acústicas para produtos perigosos; 11 passagens de fauna; implantação de um Ponto de Parada de Descanso; cinco postos da Polícia Rodoviária Federal e oito passarelas.

Cobrança eletrônica é uma possibilidade

A cobrança de pedágio só vai ocorrer após a revitalização das atuais praças, mas no contrato está prevista, para uma outra etapa, a possibilidade de instalação do sistema free flow, que é a cobrança eletrônica através do sistema de livre passagem. O valor da tarifa ainda não está definido.

Rodovia do minério pode tirar trânsito pesado da BR-040

Na Assembleia Legislativa deverá ser remarcada a visita dos deputados ao trecho mais crítico da BR-040, entre as cidades de Conselheiro Lafaiete e Belo Horizonte. Os parlamentares acompanham de perto as discussões em torno da Rodovia do Minério, que tiraria todo o tráfego pesado da BR-040. Ela seria construída pelas próprias mineradoras.

Paulo Cesar Magella

Paulo Cesar Magella

Sou da primeira geração da Tribuna, onde ingressei em 1981 - ano de fundação do jornal -, já tendo exercido as funções de editor de política, editor de economia, secretário de redação e, desde 1995, editor geral. Além de jornalista, sou bacharel em Direito e Filosofia. Também sou radialista Meus hobbies são leitura, gastronomia - não como frango, pasmem - esportes (Flamengo até morrer), encontro com amigos, de preferência nos botequins. E-mail: [email protected] [email protected]

A Tribuna de Minas não se responsabiliza por este conteúdo e pelas informações sobre os produtos/serviços promovidos nesta publicação.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também