Gmail cheio? Veja como recuperar espaço no serviço do Google

Existem formas de liberar espaço na sua conta, que suporta 15 gigabytes de armazenamento de forma gratuita


Por Sabrina Brito para a Agência Estado

02/07/2024 às 18h31

Está com o armazenamento do Gmail cheio? Existem algumas formas de liberar espaço na sua conta, que suporta 15 gigabytes de armazenamento de forma gratuita.

Primeiramente, é importante saber quanto do armazenamento proporcionado pelo Google já foi ocupado com fotos e vídeos. Para isso, abra o Gmail, clique no ícone no canto superior direito e selecione “Gerenciar sua Conta do Google”. Então, opte por “Pagamentos e assinaturas” e “Armazenamento da conta”. Ali, será possível verificar quanto espaço resta.

Para quem não quer liberar armazenamento mas deseja continuar salvando fotos e vídeos na conta do Google, existe a alternativa de comprar mais espaço. O plano padrão do Google One oferece cem gigabytes por R$ 6,99 mensais.

Agora, para quem não quer pagar, há outras opções. Um bom primeiro passo é verificar as fotos e os vídeos de maior duração que estão guardados no Google Fotos. Além de passá-los para outro lugar, é possível diminuir a qualidade da mídia para liberar espaço.

Para isso, entre no aplicativo do celular, clique em “Configurações”, depois “Backup e sincronização” e então “Economizar armazenamento”. Haverá a opção “Qualidade do backup”, onde será possível fazer com que toda foto ou vídeo salvo seja armazenado com uma resolução de, no máximo, 16 megapixels.

Outra alternativa é entrar na versão web do Google Fotos e selecionar “Armazenamento”. Ali, você poderá escolher que o conteúdo já salvo tenha o formato que poupa armazenamento, contribuindo para ter mais espaço no aplicativo.

Também é possível realizar algumas ações no próprio Gmail para esse fim. Uma boa dica é entrar na versão web e, na barra de pesquisa, selecionar todos os e-mails a partir de determinada data e apagar os remanescentes. Assim, bastante espaço deve ser liberado.

Ainda no Gmail, você pode excluir os e-mails mais “pesados” seguindo alguns passos simples. No aplicativo, clique na barra de pesquisa e então em “Mostrar opções de pesquisa”. Na caixa “Tamanho”, escolha um valor para a seção “maior que” e marque a caixinha “Com anexo”. Então, clique em “Pesquisar”. Isso permitirá que você veja apenas os e-mails com anexos maiores, ou seja, que ocupam mais espaço na sua caixa de entrada.

Mais uma opção é verificar a caixa de spam e apagar os e-mails que ficam salvos nessa seção. Para isso, basta clicar em “Spam” na barra à esquerda e então selecionar “Excluir todas as mensagens de spam agora”.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.