Sindicato decide por continuidade de greve de TAEs em JF; docentes se reĂșnem nesta quinta
Assembleia com cerca de 350 pessoas aprovou decisão; classe também solicita ao governo nova reunião para negociação
A greve dos Técnicos Administrativos em Educação (TAEs) irå continuar em Juiz de Fora. Na manhã desta quarta-feira (19), em assembleia geral, o Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação das InstituiçÔes Federais de Ensino de Juiz de Fora (Sintufejuf) aprovou a manutenção da greve na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e no Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste) e solicitou nova reunião de negociação com o Governo.
De acordo com o sindicato, a assembleia contou com a participação de cerca de 350 pessoas (presencialmente e online). A aprovação da orientação do Comando Nacional de Greve foi de 91,5% dos votos. A deliberação pela manutenção e solicitação ao governo de uma nova reuniĂŁo para avançar na proposta ofertada visa a contemplar toda a categoria – formada por ativos, aposentados e pensionistas.
Em entrevista Ă Tribuna, o coordenador geral do Sintufejuf, FlĂĄvio Sereno, afirmou que o sindicato faz avaliaçÔes semanalmente a respeito das novidades nas negociaçÔes nacionais e locais. A partir disso, atualiza, tambĂ©m, a decisĂŁo da categoria. “A decisĂŁo desta quarta atende a uma orientação que veio do Comando Nacional de Greve, de que, neste momento, seria importante mantĂȘ-la.”
FlĂĄvio afirma que o objetivo Ă©, primeiramente, solicitar a formalização de tudo o que foi falado na mesa de negociação em uma minuta de acordo. “Algumas partes estĂŁo escritas em materiais de apresentação do Governo, mas ainda nĂŁo entraram em uma proposta dessa forma”, relatou.
“AlĂ©m disso, tambĂ©m buscamos, durante esse processo, uma melhoria na proposta apresentada pelo Governo, uma vez que ela estĂĄ aquĂ©m do que foi solicitado por nĂłs como recomposição salarial e reestruturação de carreira. HĂĄ pontos nĂŁo atendidos e vamos insistir para que eles sejam incluĂdos no acordo”, ressaltou.
- LEIA TAMBĂM: Professores universitĂĄrios em greve devem dar resposta a sindicato atĂ© sexta
- LEIA MAIS notĂcias sobre Juiz de Fora aqui
Professores tratam sobre greve na quinta
TambĂ©m para definir os rumos da categoria na greve, a Associação dos Professores de Ensino Superior de Juiz de Fora (Apes-JF) se reĂșne em assembleia nesta quinta-feira (20), Ă s 14h.
O Comando Nacional de Greve dos professores universitårios, ligado ao Sindicato Nacional dos Docentes das InstituiçÔes de Ensino Superior (Andes), solicitou que os docentes façam assembleias locais até sexta-feira (21) para avaliação das propostas apresentadas pelo Governo federal à categoria.
Em formulĂĄrio encaminhado Ă s seçÔes sindicais, secretarias regionais e aos comandos locais de greve, o Andes indaga se os professores devem âassinar, ou nĂŁoâ, as proposiçÔes do MinistĂ©rio da GestĂŁo e da Inovação em Serviços PĂșblicos (MGI) e pelo MinistĂ©rio da Educação; e se a categoria deve âcontinuar a greve ou construir sua saĂda coletivaâ junto ao sindicato.
Questionado a respeito da possibilidade de mudança na perspectiva do Sintufejuf no caso de os docentes optarem por retomar as atividades, o sindicato afirmou que a decisĂŁo dos professores nĂŁo influencia diretamente. Entretanto, a movimentação de outras categorias, principalmente da educação federal, sempre serĂĄ levada em conta na anĂĄlise polĂtica.
*EstagiĂĄrio sob a supervisĂŁo da editora Rafaela Carvalho.