Livro ‘Benfica da gente’, de Aline Junqueira, entra em debate no MAMM

Abordando a ideia de que territórios são portadores de significado e identidade, o debate acontece nesta quinta (5), às 18h30; entrada gratuita


Por Andreza Araújo

05/06/2024 às 06h00

O livro “Benfica da gente: Elos entre memórias do passado e memórias do futuro”, da jornalista e ex-Secretária de Sustentabilidade em Meio Ambiente e Atividades Urbanas (Sesmaur) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) Aline Junqueira, chega ao Museu de Arte Moderna Murilo Mendes (MAMM). Contando com os professores e pesquisadores Christina Musse e Cristiano Rodrigues, da  Faculdade de Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), a obra irá trazer diálogos sobre “Territórios, Memórias e Documentário”.

“Benfica da gente” traz um importante levantamento da produção audiovisual nos primeiros dez anos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura Murilo Mendes e a  reconstrução da história da região com vasta referência bibliográfica, documental e testemunhal. Fruto da pesquisa da autora para a dissertação de mestrado em Mídias e Mediações Socioculturais na Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, o livro se trata de um relato etnográfico sobre como o documentário homônimo foi realizado. Ambos, livro e documentário, foram financiados com recursos da lei.

Lançado no dia 16 de maio em Benfica, o livro segue agora para discussão no auditório do MAMM. “A produção de pesquisa e registros sobre memórias e territórios é fundamental para compreender a cidade para além da narrativa histórica predominante”, destaca Aline Junqueira.

Compreendendo que territórios são mais do que simples espaços geográficos, a autora, criada em Benfica, acredita que estes são portadores de significado e identidade. Seguindo essa ideia, o debate acontece nesta quarta-feira (5), às 18h30, no Museu de Arte Moderna Murilo Mendes, situado na Rua Benjamin Constant, 790, Centro, Juiz de Fora.  A entrada é gratuita e aberta ao público.

O documentário está disponível no canal do youtube Benfica da Gente, junto a outros materiais frutos de pesquisa e material bruto do projeto.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.