Prefeitura e MRS anunciam construção de quatro viadutos em Juiz de Fora
Elevados serão na Avenida Rui Barbosa, na Rua Teresa Cristina, na Avenida Coronel Vidal e na Rua Bernardo Mascarenhas
Mais quatro viadutos serão construídos em Juiz de Fora, conforme anúncio feito pela prefeita Margarida Salomão (PT) e pela MRS Logística na tarde desta quinta-feira (25). Os elevados ficarão localizados na Avenida Rui Barbosa, na Rua Teresa Cristina, na Avenida Coronel Vidal e na Rua Bernardo Mascarenhas. Além disso, uma nova via será construída em trecho próximo à antiga estação ferroviária, onde hoje fica o Centro Cultural Dnar Rocha, e à Rua Professora Violeta Santos. A previsão é que as obras sejam finalizadas entre 2026 e 2030.
Em comunicado da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), a chefe do Executivo informou que o primeiro problema a ser resolvido será o entroncamento rodoferroviário da Avenida dos Andradas, que é uma das maiores áreas de circulação do trânsito da cidade. “São quatro viadutos que vão resolver problemas graves de mobilidade urbana na ligação Norte/Centro do município”, diz.
As intervenções irão seguir o padrão de urbanização do entorno do viaduto Hélio Fadel Araujo. “Ao fazer essas intervenções, a gente não melhora apenas a mobilidade como melhoramos a convivência urbana”. Como lembrado pela prefeita, o Viaduto Roza Cabinda, na Rua Benjamin Constant, construído com financiamento do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), tem previsão de entrega até o mês de julho deste ano.
Também por meio da PJF, o diretor de Relações Institucionais da MRS Logística, Gustavo Bambini, apontou os benefícios das intervenções. “Isso é muito bom para a ferrovia, que vai permitir um menor conflito com a cidade nas passagens de nível, e também traz uma melhoria significativa de mobilidade urbana. É um jogo de soma de ganhos para o Município, para a ferrovia e para o Governo federal.”
Conforme a Prefeitura, a assinatura do protocolo de intenções das obras é uma contrapartida prevista na renovação da concessão da ferrovia junto ao Governo federal.
Outras obras
Também nesta quinta-feira, a prefeita Margarida Salomão assinou a ordem de serviço para início das obras de mobilidade urbana na antiga BR-440, conhecida como Via São Pedro, na Cidade Alta. O convênio da PJF com a Montreal Construções Ltda., vencedora da licitação para urbanização do sistema viário, foi assinado na noite desta segunda-feira (22). A intervenção prevê a normalização da “mão inglesa” localizada na região.
A primeira etapa do projeto fará mudanças no trânsito, com início pelo trevo do Jardim Casablanca, local que sofrerá maiores intervenções, até a região de entrada do condomínio Bosque do Imperador. Conforme a PJF, o objetivo é dar maior segurança e fluidez ao tráfego na Cidade Alta. Há, ainda, a previsão de implantar trevos ao longo da via, para permitir uma comunicação ordenada de um lado a outro do bairro. O contrato para os trabalhos realizados pela empresa Montreal é de R$ 2.366.000.