Projeto de basquete une equipes para fortalecer modalidade em Juiz de Fora
Jotaefe Basquete reúne atletas de diferentes times da cidade e participa de competições amadoras
A união faz a força. É com esse pensamento que surgiu o mais recente projeto de basquete em Juiz de Fora: o Jotaefe Basquete. A iniciativa reúne atletas de outras equipes, como PBF, Cestou, UFJF e Sport Club, com o objetivo de promover o desenvolvimento social através do esporte. Além disso, o Jotaefe Basquete também será responsável por projetos sociais da modalidade em diversos pontos da cidade.
O coordenador do Jotaefe Basquete, Guilherme Facio, explica que a reunião de atletas de outras equipes tem como intuito “ter um time mais forte ainda do que os que já existiam em Juiz de Fora”. O gestor também afirma que a junção não prejudica as outras agremiações. “Esse projeto não descaracterizou nenhuma das equipes já existentes. Todas as que já existiam continuam funcionando normalmente”, explica.
Com duas semanas de existência, o time masculino adulto do Jotaefe já obteve os primeiros êxitos. Pela Copa Serrana 2024, a equipe venceu, em Teresópolis, o Friburgo por 89 a 87 e, no último domingo (21), ganhou do 3 Rios Basketball por 61 a 49, atuando no Ginásio Municipal Jornalista Antônio Marcos.
O Jotaefe volta a entrar em quadra no domingo (28), contra o Drink Team, no Rio de Janeiro, em partida válida pela Liga Super Basketball (LSB), considerada a principal competição de basquete amador do Brasil.
Neste ano, o Jotaefe, composto exclusivamente por atletas juiz-foranos, irá disputar apenas a Copa Serrana e a LSB. Para 2025, Guilherme explica que a ideia é expandir os horizontes, inclusive com jogadores de fora da cidade. “No ano que vem, a gente já vai fazer uma tentativa de disputar outros torneios no cenário estadual, ou até no cenário nacional. Dependemos muito de saber como vai ser esse ano de 2024”, afirma Facio.
Compromisso social
Além do time principal, que já está competindo, o Jotaefe também tem a intenção de criar, a partir de maio, projetos sociais para fomentar a prática de basquete entre crianças e adolescentes. “A gente está tendo um apoio muito grande da Estrela Urbanidade e da Prefeitura de Juiz de Fora. Com isso, estamos desenvolvendo projetos sociais, com núcleos que vão funcionar em quatro ou cinco praças da cidade inicialmente. A ideia é fazer a iniciação e o desenvolvimento do aprendizado do basquete com crianças de 9 a 14 anos que estão nas escolas municipais numa idade de aprendizado do basquete, de um primeiro contato com o basquete”, relata Guilherme.
A participação nos projetos sociais é gratuita e, para participar, “basta que ela procure o diretor da escola. O diretor vai encaminhar pra Secretaria de Esporte e Lazer (SEL), e a partir disso, a criança e/ou o adolescente será direcionado para fazer parte dos projetos, tudo de forma gratuita”, detalha o coordenador do Jotaefe. Também é possível se inscrever entrando em contato pelo Instagram do projeto: @jotaefe.basquete.
*Estagiário sob a supervisão do editor Gabriel Silva