Maracaju lança o single ‘Virá’ nas plataformas digitais
Banda juiz-forana ainda faz show nesta sexta, no Beco
A segunda música autoral da banda juiz-forana Maracaju chega às plataformas digitais nesta sexta-feira (19). “Virá” é um composição de Berilo (vocalista da banda) que, mais uma vez, aposta na mistura de ritmos e gêneros que marca as apresentações do grupo. Para celebrar o lançamento, inclusive, eles fazem show no Beco, também na sexta, a partir das 21h.
A primeira canção lançada foi o forró “Flor e ser”, que já apresentava o norte seguido pela Maracaju desde seu início, quando ainda se chamava Forró do Berilo. O forró é, de fato, como um guia tanto das composições quanto das apresentações. Mas eles não se limitam ao gênero. Muito pelo contrário: a ideia é misturar, mas sempre explorando a música popular do Brasil e suas variações.
- LEIA TAMBÉM: Maracaju lança primeiro single, o forró ‘Flor e ser’
Berilo afirma que “Virá” é uma das músicas autorais que mais apresenta essa ideia da mistura. “Porque ela vai do baião para o ijexá e o forró. Tem essa troca, com muitas dinâmicas acontecendo ali, com elementos eletrônicos também.” O momento de lançamento é sugestivo, como conta: “Essa passagem do carnaval para as festas de São João, que representa os momentos da cultura do Brasil e também a proposta da música”.
Apesar de ser lançada agora, “Virá” nasceu antes mesmo da Maracaju fazer o primeiro show. Foi uma aposta de Berilo que foi amadurecendo na medida em que a banda foi encontrando seu caminho. E ela, desde a experiência, nunca mais saiu do repertório dos shows.
Ouça “Flor e ser”:
Referências de Maracaju
Um compositor tem, é claro, suas referências para escrever suas canções. E, apesar das de Berilo, em “Virá”, ele conta que o mais interessante é que ela ganha novos significados cada vez que é ouvida por alguém. Mas confessa: “Ela tem uma ideia de esperança, de deixar as coisas nos lugares delas, de preocupar com o que, de fato, é preciso preocupar naquele momento. De deixar o futuro no lugar dele mesmo e viver o presente, que é a única coisa que a gente tem no momento, sem medo de o tempo estragar”.
Além de ter os pés fincados no forró, a Maracaju, e “Virá” também, propõe encontros com outros gêneros, como é o caso dos músicos do Clube da Esquina. Nessa música, em específico, Berilo faz menção à canção “Saguin”, de Toninho Horta. “Porque ela faz todo sentido com o que eu queria falar. Trata-se também de uma música de amor, e ‘Saguin’ diz tudo o que eu queria dizer.”
Maracaju, além de Berilo na voz e no violão, é formada por Pedro Alfeld, na voz e na flauta, Lucas Guida, no baixo elétrico, Emerson Dias, no acordeon, e Bruno Targs e Thalles Oliveira nas percussões.