TikTok trabalha novo app para concorrer com Instagram; conheça

Usuários do TikTok têm recebido notificações pop-up na rede social sobre um novo aplicativo para compartilhamento de fotos


Por Alice Labate, da Agência Estado

15/04/2024 às 07h37

Indicação_aponta_que_o_TikTok_almeja_competir_com_o_WhatsApp._(1)
Novo app de fotos deve concorrer com o Instagram (Foto: Reprodução)

Nos últimos dias, usuários do TikTok têm recebido notificações pop-up na rede social sobre um novo aplicativo em desenvolvimento pela plataforma que será concorrente do Instagram, o TikTok Notes, voltado para o compartilhamento de fotos. A empresa confirmou o desenvolvimento do novo app.

A notificação recebida pelos usuários informa que o novo aplicativo permitirá o compartilhamento de postagens de fotos e que as imagens já existentes dos usuários serão compartilhadas automaticamente no aplicativo, embora também seja possível optar por não autorizar esse compartilhamento.

Em declaração ao site TechCrunch, um porta-voz do TikTok afirmou que o desenvolvimento do TikTok Notes faz parte dos esforços da empresa para “inovar e oferecer novas formas para sua comunidade expressar sua criatividade”.

Embora no mês passado rumores nas redes sociais sugeriam que a empresa estivesse trabalhando em um aplicativo chamado TikTok Photos, os recentes pop-ups indicam que a empresa pode estar reconsiderando o nome do aplicativo. Esse movimento reflete a intensa competição no espaço das redes sociais, com empresas como a Meta, proprietária do Facebook e do Instagram, buscando ferramentas inspiradas no app chinês.

Paralelamente, há uma URL vinculada à rede social, denominada photo tiktok.com, que exibe uma imagem de marketing com a mensagem “Abrindo nas notas do TikTok”. Essa descoberta sugere que a empresa já está preparando o terreno para a chegada do novo aplicativo.

Enquanto a rede social explora novidades, como vídeos de 30 minutos e postagens de texto, a concorrente Meta não fica para trás e lançou recentemente um reprodutor de vídeo vertical para o Facebook.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.