Athletic e Tombense se alternam entre os 4 melhores do Mineiro desde 2019

Esquadrão de Aço conquistou o bicampeonato do interior em quatro participações; Carcará foi vice-campeão estadual


Por Vinicius Soares

08/03/2024 às 06h00- Atualizada 08/03/2024 às 12h41

Tombense 1x0 Athletic - 3ª ridada do Campeonato Mineiro 2024
Equipes se enfrentaram na 3ª rodada, com vitória do Tombense por 1 a 0 (Foto: Fernanda Trindade/Athletic Club)

Na história do Campeonato Mineiro, as equipes do interior do estado sempre revezaram entre si na disputa do título estadual, juntamente com os clubes da capital, Cruzeiro, Atlético e América, que dominam o protagonismo em Minas Gerais. Desde 2020, o posto de campeão do interior é alternado entre Tombense e Athletic, agremiações de fora de Belo Horizonte que possuem o melhor desempenho esportivo, tanto estadual quanto nacional.

A ascensão do Athletic chama atenção. O Esquadrão de Aço voltou a disputar competições de maneira profissional apenas em 2018, quando foi vice-campeão da Segunda Divisão do Campeonato Mineiro e conseguiu o acesso ao Módulo II. Em 2020, o clube conquistou a promoção para o Módulo I, campeonato em que a equipe se consolidou. Em quatro participações, o escrete de São João del-Rei foi bicampeão do interior, em 2022 e 2023. Além do título, a agremiação foi semifinalista em ambas as edições.

athletic e tombense 3 foto reproducao athletic
Fabio Mineiro está no Athletic desde o início do projeto (Foto: Reprodução/Athletic Club)

O bom desempenho do Athletic vai além das fronteiras de Minas Gerais. A equipe conseguiu, em 2023, disputar as suas primeiras competições nacionais em 114 anos de história. Na Copa do Brasil, o time foi eliminado na primeira fase pelo Brasiliense, e na Série D, o Esquadrão de Aço foi semifinalista, e conquistou o acesso à Série C do Campeonato Brasileiro. Neste ano, o clube eliminou o Volta Redonda no principal campeonato mata-mata nacional, e irá enfrentar o CRB na segunda fase, na terça-feira (12), às 19h, no estádio Rei Pelé, em Maceió (AL).

Para Fabio Mineiro, diretor de futebol do Athletic, o sucesso esportivo do clube é fruto da união entre gestão, jogadores e torcida. “Atribuímos nossos resultados muito positivos no estadual ao comprometimento incansável de nossos jogadores, à estratégia tática bem definida pela nossa comissão técnica e ao apoio apaixonado de nossos torcedores. Além disso, investimos em uma gestão sólida, que prioriza o desenvolvimento contínuo do clube em todas as suas áreas, desde a infraestrutura até a formação de talentos”, afirma o dirigente.

Voos mais altos

Fabio Mineiro explica que a meta do Athletic é se consolidar no cenário nacional de clubes. Para isso, o Esquadrão de Aço terá que fazer uma campanha sólida na Série C deste ano. “Buscamos estabelecer uma presença consistente entre os principais clubes da competição, almejando sempre a melhores colocações no estadual. Para o restante da temporada, nossa meta é manter o desempenho elevado e também buscar avançar nas competições nacionais, sempre visando representar com honra as cores do nosso clube e satisfazer as expectativas dos nossos torcedores”, relata o diretor de futebol.

Tombense é protagonista na Zona da Mata

athletic e tombense 2 foto andre araujo
Tombense conquistou a melhor campanha da primeira fase, ams foi vice-campeão estadual em 2020 (Foto: André Araujo)

Presente no Módulo I do Campeonato Mineiro desde 2013, o Tombense se consolidou como a principal equipe da Zona da Mata. A equipe já chegou a cinco semifinais desde então, e se sagrou, neste ano, tetracampeão do interior. O melhor desempenho do Gavião Carcará no estadual foi na edição de 2020, quando o clube foi vice-campeão mineiro, sendo derrotado na final pelo Atlético.

Se o Athletic conquistou o acesso na primeira vez que disputou a Série D, o Tombense, por sua vez, foi campeão. Em 2014, a equipe superou o Brasil de Pelotas nos pênaltis e levantou o troféu da Quarta Divisão nacional. Desde então, o Carcará acumulou boas campanhas na Série C, até conquistar a promoção em 2021. À época, a agremiação ficou em segundo lugar, sendo derrotado pelo Ituano na final.

O Tombense disputou duas edições da Série B, em 2022 e em 2023. Na primeira participação, a equipe terminou na 15ª posição, com 45 pontos. No ano passado, acabou rebaixado em 18º, com 37 pontos.

Apesar do descenso, o ano de 2023 para o Tombense também teve momentos positivos, como o título do Troféu Inconfidência e a classificação à terceira fase da Copa do Brasil, melhor campanha da equipe na história. No certame, o clube foi eliminado pelo Palmeiras.

Próximos compromissos de Athletic e Tombense

Neste Campeonato Mineiro, Athletic e Tombense possuem objetivos diferentes. O Esquadrão de Aço disputa o jogo de ida das semifinais do Troféu Inconfidência contra o Uberlândia no sábado (9), às 17h, no Parque do Sabiá. O Gavião Carcará, por sua vez, enfrenta o Cruzeiro no Ipatingão no domingo (10), às 19h30, no primeiro confronto das semifinais do estadual.

*Estagiário sob a supervisão do editor Gabriel Silva

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.