Sisu 2024: inscrições e escolhas de curso terminam nesta quinta
Abertura das inscrições ocorreu na última segunda-feira; veja como garantir a participação no exame
As inscrições no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) terminam nesta quinta-feira, às 23h59 (horário de Brasília). O exame é a principal porta de entrada na maioria das instituições públicas de ensino superior. Os candidatos terão acesso à última classificação parcial e nota de corte do curso escolhido a partir da meia-noite.
De acordo com o Ministério da Educação, às 19h da quarta-feira (24), 1.156.941 pessoas já estavam inscritas no processo seletivo do MEC, que registrava 2.196.597 inscrições – uma vez que é possível escolher até dois cursos. Medicina, Direito, Administração, Psicologia e Enfermagem eram os cursos mais concorridos.
Neste ano são oferecidas 264.360 vagas em 127 instituições públicas de educação superior, nos níveis federal, estadual e municipal. A lista detalhada por instituição pode ser conferida no site do MEC.
O acesso ao sistema de inscrição do Sisu é realizado com login e senha para acesso ao portal do governo federal.
Na inscrição, o candidato preenche um questionário socioeconômico do perfil e escolhe até duas opções de curso. É possível alterar as opções de escolha durante todo o período de inscrições e a inscrição válida será a última registrada no sistema.
O sistema fará a seleção dos estudantes com base na nota obtida na última edição do exame, até o limite da oferta das vagas, por curso e modalidade de concorrência, de acordo com as escolhas dos candidatos inscritos e perfil socioeconômico para Lei de Cotas.
Neste ano, o Sisu terá somente uma edição – antes, havia uma para cada semestre. Mesmo os candidatos interessados em cursos com início previsto das aulas para o primeiro e o segundo semestre de 2024 deverão fazer as inscrições na próxima semana.
De acordo com o MEC, o resultado da chamada regular dos inscritos no Sisu 2024 será divulgado pelo ministério em 30 de janeiro. Desse momento até 7 de fevereiro, os selecionados deverão realizar as matrículas nas respectivas instituições com a apresentação da documentação necessária. A lista de espera será estará ativa entre 30 de janeiro a 7 de fevereiro.