Com juiz-forano, seleção brasileira de handebol conquista torneio continental

Brasil venceu a Argentina na final para ficar com o bicampeonato do Sul-Centro Americano


Por Tribuna

22/01/2024 às 17h14

titulo brasil handebol by HANDBALL SC AMERICA editada
Capitão do time brasileiro, juiz-forano Thiagus Petrus levantou mais uma taça (Foto: Divulgação/Handballl SC America)

O juiz-forano Thiagus Petrus adicionou mais um título em seu vitorioso currículo no handebol. No sábado (20), o armador foi campeão com a seleção brasileira da modalidade do torneio Sul-Centro Americano. A decisão da competição continental foi contra a Argentina, em Buenos Aires, com o placar de 28 a 26 favorável à equipe brasileira.

A decisão teve direito a um princípio de confusão ao final da partida, quando os brasileiros celebravam o título em quadra, com forte presença da torcida argentina. Em novembro do ano passado, a Argentina havia vencido o Brasil na final dos Jogos Pan-Americanos de Santiago, de modo que o time argentino garantiu vaga nas Olimpíadas de Paris e empurrou a equipe brasileira para o pré-olímpico.

O Brasil ganhou todas as cinco partidas que fez no Sul-Centro Americano, que deu vaga para o Mundial de 2025 para os finalistas. Além disso, o torneio serviu para a seleção brasileira se preparar para o pré-olímpico, marcado para acontecer entre os dias 14 e 17 de março, com duas vagas para os Jogos de Paris a serem disputadas entre quatro seleções.

O pré-olímpico, no entanto, ainda não tem local e adversários definidos pela federação internacional de handebol. França, Dinamarca, Japão e Argentina estão garantidos em Paris no handebol masculino. No feminino, o Brasil foi campeão do Pan de Santiago e garantiu classificação para as Olimpíadas.

Em entrevista à Tribuna na última semana, o armador Thiagus Petrus projetou a possibilidade de disputar os Jogos de Paris, além de deixar em aberto a continuidade da carreira na seleção nas Olimpíadas seguintes. “Eu tenho pensado em jogar até me sentir à vontade. E se a gente for para Los Angeles e eu estiver bem, com vontade de continuar jogando e a seleção contar comigo, acredito que eu possa ir também, sem problemas. Mas ainda está muito longe para poder decidir”, disse.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.