‘Wonka’ chega aos cinemas de JF
Prequel de ‘A fantástica fábrica de chocolate’, filme conta a história inédita sobre as origens do personagem
O personagem Willy Wonka é conhecido por ser, no cinema, o fundador da Fantástica Fábrica de Chocolate. Criado por Roald Dahl, essa figura virou um ícone da cultura pop desde os anos 70, quando foi adaptado para o audiovisual pela primeira vez, se reafirmando como sucesso no início dos anos 2000, na adaptação de Tim Burton. Suas características marcantes e toda a inventividade por traz do seu negócio mirabolante, no entanto, fizeram com que o fascínio por ele crescesse – e, a partir disso, ‘Wonka’, dirigido por Paul King, chega aos cinemas. Com estreia marcada para esta quinta-feira (7), o filme conta uma história inédita sobre as origens do personagem, adicionando cores e música na narrativa já conhecida pelo público.
Neste musical, o jovem procura uma forma de conseguir aperfeiçoar seus doces para eventualmente criar uma fábrica sua, que seja realmente a melhor loja de chocolates do mundo. Para conseguir isso, ele viaja o mundo e busca as ajudas mais inusitadas, inclusive dos Oompa Loompas, um povo pequenino que trabalha junto com ele e que também já marcou presença nos outros filmes. Ao chegar em Londres, no entanto, o personagem interpretado por Timothée Chalamet encontra uma série de outros desafios para conseguir fazer com que seu negócio dê certo.
Durante a trama, Willy acaba chamando atenção de membros do ‘Cartel dos Doces’, que não querem a concorrência de sua fábrica, e muito menos que os doces inventados pelo protagonista sejam acessíveis para todos os públicos. Interpretando a vilã da história, Olivia Colman, vencedora do Oscar, aparece justamente como alguém que está disposto a fazer o que for preciso para interromper os sonhos do jovem. Para escapar dela, ele se une a um grupo inesperado de pessoas que passaram pela mesma situação, como a jovem Noodle, com quem ele constrói uma forte amizade.
O filme ainda inova em relação às histórias do mesmo universo ao tornar a obra um musical, com músicas originais gravadas no estúdio Abbey Road. Uma das músicas trazidas para o longa, inclusive, é ‘Pure Imagination’, que fez parte da adaptação que teve estreia em 71. Para interpretar o papel, o protagonista inclusive passou a fazer aulas com um treinador vocal. Para os críticos, inclusive, ter conseguido mesclar tantos elementos e fazer um filme que consegue atingir públicos de todas as idades é justamente a maior qualidade da produção.
Leia mais sobre cultura aqui