Estrutura provisória começa a ser montada no Mercado Municipal

Espaço irá abrigar 28 permissionários durante obras; ainda não há definição sobre quando lojistas mudarão para tendas localizadas no estacionamento


Por Leticya Bernadete

22/11/2023 às 07h37

mercado municipal de JF
Estrutura montada no estacionamento do Mercado Municipal já está bastante adiantada (Foto: Felipe Couri)

A estrutura provisória que irá abrigar os lojistas do Mercado Municipal durante o período de reforma já está sendo montada. As tendas estão sendo instaladas no estacionamento do espaço. De acordo com a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), todos os 28 atuais permissionários devem usar a estrutura pelos próximos meses. Entretanto, ainda não há definição sobre quando a mudança irá ocorrer.

Conforme a Administração municipal, a transferência das lojas para o novo espaço “será definida em diálogo com os comerciantes, após o término da montagem, para que estejam bem acomodados no espaço temporário.” Desde o lançamento do edital de licitação para as obras, a estrutura provisória causa apreensão entre os permissionários.

Em outubro, uma reportagem da Tribuna mostrou que, com o fechamento do estacionamento para instalação do “mercado provisório”, lojistas relataram sofrer quedas nas vendas e projetaram uma situação ainda mais complexa com a mudança para a estrutura na parte externa do estabelecimento. A principal preocupação é com o verão, marcado por fortes chuvas e temperaturas intensas, que podem prejudicar quem atua com alimentos perecíveis, por exemplo.

tendas do mercado municipal
Tendas do Mercado Municipal vistas do alto a partir da Avenida Getúlio Vargas (Foto: Felipe Couri)

Projeto de reforma do Mercado

De acordo com a PJF, a reforma no Mercado Municipal teve início pelo segundo andar do prédio. As intervenções visam à revitalização de quiosques e à ampliação da quantidade dos serviços oferecidos, além da criação de espaços de entretenimento e cultura, com acessibilidade para o público.

O projeto da licitação prevê custo inicial de mais de R$ 10,7 milhões. A previsão é de que os trabalhos tenham duração de um ano. A obra também engloba o prédio anexo, onde funcionava a Secretaria de Educação (SE), que passará a abrigar um centro de artesanato no andar térreo e um centro audiovisual. Já no segundo andar, além de bares e restaurantes, haverá um pequeno auditório para projeções de filmes, curtas e outros produtos.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.