Prefeita atribui escassez de água a problema no fornecimento de energia elétrica
Bairros da cidade estão sem água há seis dias; chefe do Executivo diz que interrupção de eletricidade paralisa abastecimento
Em vídeo publicado nas redes sociais da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) nesta quinta-feira (16), a prefeita Margarida Salomão (PT) afirmou que a escassez de água, que já dura mais de cinco dias em alguns bairros da cidade, é causada por um problema no fornecimento de energia no município, sob responsabilidade da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig). A chefe do Executivo disse que a cidade tem passado por um processo frequente de interrupção de energia, o que afeta o trabalho das bombas da Companhia de Saneamento Municipal (Cesama), que levam a água para as residências dos juiz-foranos.
Segundo Margarida, a cidade registou um aumento de 27% no consumo de água por causa da onda de calor, mas os reservatórios da Cesama estão cheios e dariam conta de suprir a demanda. “O problema não é água. O problema é a falta de energia”, aponta.
Ao lado da prefeita, o diretor-presidente da Cesama, Júlio César Teixeira, informou que faltou energia nos dias 4, de 7h30 às 19h; no dia 6, de 17h41 às 19h52; na última sexta (10), de 20h Às 23h40; no domingo (12), de 15h10 às 7h; na segunda (13); na quarta-feira (15), das 15h17 às 19h57; e nesta quinta, de 03h35 Às 8h40. “A cidade tem uma topografia muito acidentada, ela depende de 184 bombas funcionando para que todos recebam água. E nessas falhas de energia, as nossas bombas param, e aí, falta água”.
Cemig afirma que trabalha para recompor sistema no menor tempo
Procurada, a Cemig, por meio de sua assessoria, informa que atua, diariamente, para entregar energia limpa, segura e de qualidade para os mais de 9 milhões de clientes nos 774 municípios da área de concessão. “Em casos em que são registradas interrupções de energia na rede Cemig, as equipes da companhia trabalham incansavelmente para recompor o sistema elétrico no menor tempo, de maneira a atender todos os clientes gerando o menor transtorno possível.”
Sobre as ocorrências que tiveram algum reflexo nas unidades da Cesama, a Cemig esclarece que se devem a fatores imprevisíveis. “Em todos os casos, o atendimento recebeu prioridade, e a energia foi restabelecida no menor prazo possível.”
Além disso, a Cemig, ainda por meio de sua assessoria, ressalta que já relatou à Cesama que problemas nas instalações internas contribuíram para as ocorrências de falta de energia. “A Cemig irá avaliar e apresentará, se necessário, um estudo sobre pontos de adequações que podem ser executados no sistema elétrico, de maneira a contribuir para melhorias no fornecimento de energia.”