Acreditem, o Álvaro Lamha está à frente da Estação Grill já faz 23 anos, e o espaço continua na vanguarda dos bares do Alto dos Passos, com clientela cativa e também renovada, tudo fruto de bom atendimento, localização privilegiada, cardápio democrático, cerveja e chopp sempre gelados e muita bebida e comida de qualidade servida por lá.
Álvaro acumula experiência de outros empreendimentos de sucesso na cidade e que estão em nossa memória, como os bares Sanatório e o saudoso Amnésia, e creio que por isso tanta gente goste de estar por perto dele, agora naquela charmosa esquina da Dom Viçoso com Severiano Sarmento.
Por lá, mesas e cadeiras se espalham pela esquina, sombreadas por ombrelones, lembrando um típico ambiente praiano, já no interior do bar, de pé direito alto e por isso bastante arejado, as paredes e colunas de pedra dão cara e estilo ao espaço que é muito confortável e tem visão privilegiada daquela parte movimentada do bairro.
Para ficarmos ainda mais à vontade, basta escolher entre um chopp muito bem tirado pelos valorosos e gentis garçons da casa, que são rápidos no serviço, ou escolher entre uma das marcas de cerveja ou drinks do cardápio. Destilados, vinhos e demais bebidas fazem parte das opções disponíveis no amplo menu que se divide agora nas opções para petiscos e comidas, todas ótimas e sobre as quais me debruço agora:
Recomendo começar pelo inigualável – e muito recomendado – risoles de camarão com catupiry: petisco de massa fininha e crocante, bem recheado, cremoso pelo uso do requeijão da marca catupiry original e com camarões graúdos em seu recheio, são deliciosos e logo nos fazem pedir outra porção, de tão bons que são. Lembra-se do ambiente praiano que falei? Agora está completo!
Para os que procuram uma refeição generosa, os pratos da casa servem fartamente duas pessoas, e são várias as opções disponíveis, como o sempre recomendado Filé Primavera, com um suculento filé mignon ao molho madeira, guarnecido com batatas noisettes e um arroz piamontese que Álvaro garante não existir outro que se iguale em toda Juiz de Fora. Eu acredito!
Outro prato igualmente líder em pedidos é o Filé Dijon, no qual medalhas de filé mignon são preparadas ao molho mostarda, acompanhada de risoto shitake e batatas rústicas. Outra excelente opção, que destaco nas fotos da matéria, é o Filé Diplomata, em que as medalhas de filé chegam à mesa com cebola caramelizada, servidas com risoto de queijo brie e batatas noisette. Para os que procuram os pratos mais clássicos de botequim, podem se fartar com uma autêntica feijoada servida aos sábados, nas versões completa ou light, acompanhada de arroz branco, farofa, torresmo e couve. E eu estou ansioso é pela entrada no cardápio da rabada, que surge vez ou outra às terças-feiras, na reunião semanal da confraria dos amigos do Álvaro, que religiosamente se reúne por lá e vê surgir os mais diferentes pratos da versátil cozinha da Estação, dentre elas essa rabada deliciosa, com arroz e angu, muita batata cozida no caldo da carne a agrião para completar. A carne é bem temperada e muito bem cozida, um privilégio para a confraria e que em breve eu espero que todos os clientes possam experimentar também. Vamos lá pedir isso ao Álvaro? Te aguardo na próxima parada na Estação Grill!
R. Dom Viçoso, 97 – Passos