Lei exige emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista

Documento deverá ser emitido por Estado ou pelos Municípios e vale para todo o território nacional


Por Tribuna

24/10/2023 às 16h02

Foi publicada no Diário Oficial do Estado de Minas Gerais, nesta terça-feira (24), a sanção da Lei 24.532 pelo governador Romeu Zema (Novo). A norma dispõe sobre a expedição da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea), que deve ser feita pelo Estado ou pelos Municípios, nos termos de regulamento.

A lei teve origem em projeto de lei de autoria do deputado Professor Wendel Mesquita (Solidariedade), aprovado pelo Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) no último dia 27 de setembro.

A lei enfatiza ainda que a Ciptea tem validade em todo o território nacional conforme legislação federal vigente.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.