Um festival para todos os gostos

O JF Sabor conta com receitas para agradar aos mais variados paladares

Por Butecos de JF

Diversos pratos compõem o festival gastronômico JF Sabor, agradando aos mais variados e exigentes paladares. O legal disso tudo é que, dentre as mais de cinquenta opções disponíveis, certamente uma delas irá agradar ao nobre leitor. Destaco aqui algumas delas para mostrar a diversidade de pratos e sugerir sua visita às casas participantes. Não perca a oportunidade!

Restaurante O Cachorrão

CACHORRAO 1
O atual campeão do JF Sabor na categoria self service aposta, em 2023, no Virado à Mineira, inspirado na tradicional versão paulista mas cheia de identidade de MG, com direito à linguiça e couve manteiga refogada na gordura do bacon. O toque final é uma deliciosa banana caramelizada no café e no cachaça. Combinação perfeita e que faz valer a visita ao restaurante.
Rua José Teixeira da Silva, 47 – Cidade do Sol
Diariamente: 11h às 15h

Japatê

JAPATE 51
Temos a tradicional culinária japonesa aqui representada pelo Trio Fuji do Japatê, num prato que apresenta os carpaccios de atum, haddock e peixe branco, servidos entre camadas de crispy crocante e finalizados com calda de gengibre, molho teriaky, temperado com mix de gergelim, flor de sal e cripsy de milho espanhol. Agora você só vai precisar escolher onde degustar: na unidade do Japatê do Shopping Independência ou na do Spazio Design.
Av. Itamar Franco, 3.600, lj 238 Segunda a domingo: de 11h às 22h
Ladeira Alexandre Leonel, 221 – São Mateus Segunda a quinta-feira: de 18h às 23h – Sexta a domingo: de 11h às 23h

 

Ateliê das Massas

ATELIE DAS MASSAS 12
A chef do Ateliê das Massas deu seu nome a uma nova receita, o saboroso Talharim Sonely, preparado com café ao molho de cream cheese, com redução de café e balsâmico para decorar. Ele é salpicado com parmesão Serra Boa Vista e farofinha de bacon da Soberana. Juntou tanta coisa boa nessa receita que a gente nem sabe onde dar a primeira garfada de tanta gostosura num prato só.
Rua Barão de São João Nepomuceno – 197 – Centro
Segunda-feira a sábado: 11h às 14h45

Bistro 4 Estações

Bistro Quatro Estacoes 4
Outra casa que já foi campeã no JF Sabor, neste ano aposta em sua receita “Ouro de Minas” para um novo título. Trata-se de medalhões de frango servidos com molho de goiaba, acompanhados por um cremoso purê de milho com bacon e um colorido arroz quatro estações. A apresentação do prato está linda e, certamente, o sabor também!
Rua Santo Antônio, 765 – Centro (Constantino Hotel)
Diariamente: de 12h às 15h e de 18h às 22h

Sapore di Mama

SAPORE 2 1
Sim, teremos pizzas, e eu adoro! E esta segue a risca o tema proposto pela organização, a Identidade, trazendo inclusive o nome “Identitá” e na receita que leva molho artesanal da casa, muçarela, peito de peru, milho, tomate cereja, cebola, catupiry e orégano. Como eles mesmos explicam, essa pizza é uma demonstração de afeto à nossa mineiridade. É como um afago em forma de comida!
Rua São Mateus, 930 – São Mateus
Domingo a quinta-feira: 18h às 24h – Sexta-feira e sábado: 18h à 00h30

El Toro

Copia de EL TORO 1
O El Toro me chamou a atenção logo na primeira vez que vi as fotos do concurso, com um belo ossobuco muito bem cozido, soltando do osso, servido sobre uma polenta cremosa regada pelo caldo da carne, guarnecido por arroz com alho e couve fatiada. Certamente uma combinação que vale cada garfada.
Rua Manoel Bernardino, 2 – São Mateus
Segunda a sábado: de 11h às 23h – Domingos e feriados: 11h às 22h

Rústicos

RUSTICUS 1
E para os que gostam de um bom burger, como eu, não iria faltar uma opção saborosa! Pois está aí o “Trem Bão” do Rústicos, que conta com um suculento hambúrguer de carne bovina, cream cheese, couve crispy, bacon, cebola e tomate picados além de ketchup de goiaba com cachaça. Tudo isso servido dentro de um pão de milho selado na manteiga. Uma obra de arte dentro do pão!
Rua da Abolição, 75 – Jardim Glória
Quarta a segunda-feira: 18h às 24h

 

Espaço Café Central

4 ESPACO CAFE CENTRAL 6
O frango com quiabo é um autêntico prato da culinária mineira, e o nome “Das Gerais” foi muito bem escolhido pela chef Juliana Braga, assim como os ingredientes e o preparo primoroso desta receita que se apresenta com nhoque de polenta e queijo meia cura com molho de frango flambado na cachaça e provolone, quiabo tostado e finalizado com caviar de quiabo. Experimentei no último sábado e posso recomendar a todos vocês que façam o mesmo, está maravilhoso.
Galeria Azarias Vilela, 36 – Centro
Segunda-feira a sábado: de 12h às 16h

Butecos de JF

Butecos de JF

Airton Soares é gestor público por formação acadêmica mas, por opção e gosto, é conhecido como apreciador da cozinha de raiz, com experiência comprovada e acumulada na cintura. Já foi jurado em diversos concursos de gastronomia, é colunista do Tribuna de Minas, tem programa na rádio Transamérica JF e é dono da fanpage @butecosdejf, onde conta com mais de 100 mil seguidores que acompanham as dicas e comentários sobre comidas, bebidas e bares desse rotundo entusiasta da culinária simples e saborosa, segundo ele, a mais gostosa de todas!

A Tribuna de Minas não se responsabiliza por este conteúdo e pelas informações sobre os produtos/serviços promovidos nesta publicação.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também