Veículo pega fogo após ser abastecido com GNV

Caso ocorreu na Avenida dos Andradas, na noite de terça-feira; não houve vítimas


Por Tribuna

27/09/2023 às 10h06

Um veículo pegou fogo após ser abastecido com gás natural veicular (GNV) na Avenida dos Andradas, na região Central de Juiz de Fora, na noite dessa terça-feira (26).

O Corpo de Bombeiros foi acionado para a ocorrência por volta das 23h e encontrou o veículo em chamas. As guarnições isolaram o local e realizaram o combate às chamas.

Conforme informações do Corpo de Bombeiros, foram gastos aproximadamente mil litros de água para controlar o incêndio, e não houve vítimas.

Combustível GNV: vantagens e desvantagens

Apesar de o veículo ter pegado fogo logo após ser abastecido, o Corpo de Bombeiros informou que não pode identificar a causa das chamas.

O Gás Natural Veicular (GNV) é um dos combustíveis com menor taxa de poluição, pois sua queima não emite monóxido de carbono e não tem enxofre em sua composição, o que não auxilia na formação da chuva ácida. Além dos benefícios para o meio ambiente, ele é mais barato do que a gasolina e consegue rodar mais quilômetros.

Uma das vantagens é que por ser um combustível seco, o GNV não produz resíduos nas partes internas do motor, garantindo assim a maior conservação das peças e uma menor necessidade da troca de óleo. A vida útil dos escapamentos também pode aumentar cerca de 20%, pois não gera o acúmulo de água na peça como os combustíveis comuns.

Contudo, a conversão de um carro para um sistema GNV tem valores altos, além de precisar obter a liberação do Detran e uma nova documentação, o que pode gerar mais custos dependendo do estado.

Determinadas peças, como o cabeçote, os cabos da vela e as válvulas, também devem ser trocados com maior frequência e passar por uma vistoria anual, uma vez que o desgaste é maior, fazendo a durabilidade cair pela metade, e o veículo perder mais potência.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.