Polícia lança operação para combater PCC e Comando Vermelho em JF
Primeira fase da operação Avalanche capturou dois suspeitos nesta sexta; um gerente do tráfico já havia sido detido
Frente à intensificação das atividades do crime organizado na região, a Polícia Civil anunciou em coletiva de imprensa nesta sexta-feira (15) a primeira fase da Operação Avalanche. A força-tarefa tem por objetivo conter as ações do tráfico e as disputas territoriais, principalmente entre as facções criminosas Comando Vermelho (CV) e Primeiro Comando da Capital (PCC), em toda a Zona da Mata. Duas pessoas foram presas nesta sexta-feira. De acordo com o delegado Márcio Rocha, responsável pela manobra, o crescimento do tráfico e de homicídios na cidade se deve em grande parte à instalação dos grupos oriundos do Rio de Janeiro e São Paulo na região.
Para enfrentar as ações desses grupos, os policiais estão mapeando áreas de conflito e monitorando esses locais. “A ação está concentrada para coibir e ir atrás de todos que estiverem envolvidos com facções criminosas”, disse o Márcio Rocha. Questionado pela Tribuna quanto a possíveis lideranças desses grupos atuando em Juiz de Fora, o delegado afirmou a existência de articulações desenvolvidas por cabeças do tráfico em outros estados. O deslocamento desses sujeitos se deve à presença de núcleos espalhados por toda Minas Gerais, do Triângulo Mineiro à Zona da Mata, com eixos de contato fora daqui, explicou o delegado.
Ao todo, 70 policiais foram empenhados na operação. Dois suspeitos já foram presos em flagrante, e 18 mandados de busca e apreensão foram cumpridos. Foram apreendidas também roupas camufladas usadas durante a noite para patrulhamento, armas e drogas. Embora, a princípio, as ações estejam sendo executadas em Juiz de Fora, a previsão é que as próximas fases da Avalanche aconteçam também em outros municípios.
Prisões ligadas ao Comando Vermelho
Duas prisões ocorreram nesta sexta-feira em Juiz de Fora. Na Zona Sul, uma mulher de 46 anos foi detida. Ela seria namorada de um gerente do tráfico, ligado ao Comando Vermelho, que já estava preso previamente. Na residência dele, onde ela foi capturada nesta sexta, também foram encontrados 75 pinos de cocaína e porções de maconha.
Já um outro suspeito, 19 anos, procurado por suposto envolvimento com o tráfico e em um homicídio, se entregou na delegacia na manhã desta sexta-feira (15). Ele está sendo investigado por matar um morador do Bairro Vila Esperança, enquanto a vítima, 26, caminhava com a mãe. No momento do crime, a mulher também teria sido ameaçada com o uso de uma arma de fogo, que falhou quando o suspeito tentou realizar os disparos.