Juiz de Fora terá Dia D da vacinação antirrábica animal neste sábado
Campanha irá acontecer em 86 postos de vacinação da cidade
Neste sábado (16), a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) irá realizar o Dia D da campanha de vacinação antirrábica animal na zona urbana. Os tutores poderão levar seus animais de estimação aos 86 postos de vacinação especiais espalhados pelo município, de 8h às 17h. Confira os endereços dos postos no anexo disponibilizado pela PJF.
A vacinação antirrábica é recomendada para cães e gatos a partir de três meses de idade, sendo aconselhável administrar uma dose anualmente. A imunização antirrábica em animais é a medida mais significativa na prevenção do surgimento da doença, que tem o último caso registrado no município em 1998. De acordo com as diretrizes do Ministério da Saúde (MS), a Secretaria Municipal de Saúde realiza a vacinação de cães e gatos, pois esses animais são os principais transmissores da raiva para os seres humanos.
Contudo, a PJF também recomenda aos proprietários de bovinos, equinos, caprinos, ovinos e suínos que adquiram o imunizante e realizem a vacinação de todos os seus animais, visto que a raiva é uma doença transmitida por mamíferos. Casos de raiva nesses animais são registrados frequentemente na zona rural, transmitida principalmente por morcegos hematófagos.
Transmissão e prevenção da raiva
A raiva é uma zoonose causada por vírus e transmitida por mamíferos, especialmente cães e gatos, mas também pode ser através de equinos e bovinos, animais silvestres e morcegos, principalmente na zona rural. A transmissão para o homem ocorre por meio de mordidas, arranhões ou lambeduras de mucosas, uma vez que o vírus está presente na saliva dos animais contaminados.
Em Juiz de Fora, o Hospital de Pronto Socorro (HPS) é o local de referência em casos de contato com possíveis animais contaminados. O soro antirrábico é um produto que contém anticorpos específicos contra o vírus da raiva. Ele é administrado após uma possível exposição ao vírus da raiva com um animal suspeito de estar infectado. Assim, é usado para fornecer imunidade imediata contra o vírus, enquanto a vacina antirrábica estimula a produção do sistema imunológico do paciente de seus próprios anticorpos. A vacina é uma medida preventiva para criar imunidade contra o vírus da raiva em animais ou pessoas não infectados.