Associação dos Poderes Legislativos da Zona da Mata inaugura nova sede

Organização oferecerá cursos de capacitação para vereadores e servidores, além de serviços de assessoria jurídica, contábil, de marketing e de comunicação


Por Tribuna

25/08/2023 às 07h49

Uma nova sede da Associação dos Poderes Legislativos da Zona da Mata e Vertentes (Apolegis) será inaugurada na próxima segunda-feira (28) em Juiz de Fora. O novo espaço fica localizado na Avenida Rio Branco 2.143, no Centro. O evento acontece às 10h e vai reunir autoridades regionais, deputados federais e estaduais, além do conselheiro do Tribunal de Contas de Minas Gerais, Durval Angelo.

Desde 2021, a Apolegis atua a favor dos parlamentos municipais e, com a nova sede, a proposta é capacitar vereadores e servidores no que se refere à prática legislativa. A associação promove assessoria jurídica, contábil, de marketing e de comunicação às câmaras associadas. A expansão deve incluir cursos voltados para a capacitação em legística, fiscalização de contas públicas, orçamento, entre outros.

“As câmaras de cidades menores têm estrutura modesta com pouco ou nenhum orçamento. Queremos, com a Apolegis, minimizar essa deficiência e oferecer às câmaras mais autonomia e força de atuação em prol da sociedade”, afirma o presidente da Apolegis e vereador de Juiz de Fora, Juraci Scheffer (PT).

Atualmente, a associação tem a possibilidade de atingir cerca de 1.800 trabalhadores e tem como objetivo melhorar a vida da população por meio do Poder Legislativo. Para isso, foram realizadas diversas ações, como um controle interno das câmaras municipais e a promoção da participação cidadã no processo legislativo. Segundo o presidente da Apolegis, a organização ajuda a fortalecer a democracia, uma vez que câmaras municipais e cidades menores que cinco mil habitantes receberam, de acordo com ele, propostas de extinção.

“A mudança da sede traz mais condições de prestar serviços. Será a casa do vereador e da vereadora, será um espaço de aconchego, um espaço em que estabelecemos diálogo de formação através de vários cursos. Além disso, o vereador também pode fazer seus atendimentos aqui na cidade”, destaca Juraci.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.