Eu cravei, lá em 2022, que Juiz de Fora é a Capital do Torresmo, num artigo meu publicado no projeto Cozinha Mineira Patrimônio, iniciativa realizada pelo Instituto Periférico junto com o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha). Pois se é patrimônio, e é coisa nossa, o próprio município de Juiz de Fora também se encarregou de homenageá-lo concedendo ao petisco um dia especial, e daí criou uma lei que estabeleceu o dia 25 de agosto como o Dia do Torresmo em nosso município.
E assim a data já estreia numa sexta – excelente coincidência – fazendo parte do calendário oficial de eventos da cidade. E daí surgiu uma ideia: como celebrar o petisco da forma como ele merece e marcar essa data para sempre? Pois já te conto: iremos preparar a maior porção de torresmo do mundo! Isso mesmo! No Festival Torresmo e Costela, que está rolando desde o último fim de semana e está sendo um sucesso. Iremos juntar frigorífico, cozinheiros especialistas no petisco, produtores dos equipamentos necessários para a fritura e o fornecedor de gás natural para que esse recorde seja alcançado e tenhamos muito torresminho pra petiscar e celebrar da melhor forma possível: comendo muito torresmo!
Serão preparadas uma tonelada de barriga suína, que pelas mãos de gente muito competente, vai se transformar em aproximadamente quinhentos quilos de torresmo saboroso e crocante, daquele jeito que a gente gosta.
O evento vai acontecer no Dia do Torresmo, 25 de agosto, no local onde o Festival estreou neste ano: o estacionamento do Estádio Municipal, bem ao lado no novíssimo Ginásio, e eu estou contando com a presença de todos os amigos leitores por lá, para ajudar nessa “empreitada”. Não na produção, mas para petiscarmos juntos esse montão de torresmo que vai ser produzido e celebrado nesse dia! Vamos juntos, porque ele merece! E Viva o torresmo!
Dia 25 de agosto – Recorde de preparo da maior porção de torresmo do mundo
Festival Torresmo e Costela, no Estacionamento do Estádio Municipal de Juiz de Fora, às 17 horas