Pousadas da regiĆ£o enfrentam atrasos de pagamento da plataforma Booking
ProprietĆ”ria de pousada em ConceiĆ§Ć£o do Ibitipoca nĆ£o recebe hĆ” dois meses com um prejuĆzo que ultrapassa R$ 12 mil
Uma das maiores plataformas de hospedagem do mundo, a Booking.com, tem sido alvo de reclamaƧƵes a respeito do atraso no repasse de pagamentos de reservas contratadas no site para os proprietĆ”rios de pousadas e hotĆ©is em vĆ”rias regiƵes do Brasil. No distrito de ConceiĆ§Ć£o do Ibitipoca, um dos principais destinos turĆsticos da Zona da Mata Mineira, empresĆ”rios do ramo hoteleiro tambĆ©m enfrentam impasses para receber os valores.
HĆ” dez anos trabalhando no setor, Elisa Paiva Delgado Ć© proprietĆ”ria da pousada Casa do Geninho, da regiĆ£o central de Ibitipoca, e ainda nĆ£o recebeu o pagamento referente aos meses de junho e julho, o que totaliza um prejuĆzo de R$ 12.835,10. āĆ um valor bem alto principalmente para uma pousada pequena. AlĆ©m de ter sido um perĆodo de fĆ©rias, o que fez o movimento ser bem grande.ā A empresĆ”ria entrou em contato com a empresa, mas, atĆ© o momento, nĆ£o teve nenhum retorno alĆ©m de mensagem automĆ”tica do e-mail.
HĆ” quatro anos trabalhando com o Booking, metade dos hĆ³spedes que o espaƧo recebe Ć© por meio da plataforma. Elisa conta que jĆ” teve o mesmo problema nessa mesma Ć©poca no ano passado e que sĆ³ conseguiu receber o valor dos serviƧos prestados seis meses depois. āEu espero muito e ainda confio que a Booking vai pagar, mas nĆ£o pretendo retorno como cliente, pelo menos por enquanto, porque Ć© um valor muito significativo para a gente. Estou com muitas contas atrasadas e nĆ£o estou conseguindo pagar as despesas relacionadas a hospedagem que eu sempre paguei com a Bookingā, diz Elisa.
A trabalhadora divulgou, na Ćŗltima semana, nas redes sociais da pousada, a situaĆ§Ć£o que estĆ” passando e recebeu diversos comentĆ”rios de outros proprietĆ”rios de acomodaƧƵes da regiĆ£o compartilhando que estavam vivenciando o mesmo problema. Com isso, ela resolveu fazer um levantamento dos locais que estĆ£o sendo afetados pelos atrasos em Ibitipoca. AtĆ© o momento, seis pousadas se manifestaram, sendo que apenas trĆŖs informaram o valor da dĆvida. No total, a Booking teria deixado de pagar R$ 15.936,00 para as outras pousadas.
Para evitar que o problema se repita, Elisa decidiu bloquear a opĆ§Ć£o de datas disponĆveis para reserva pela plataforma. āO prejuĆzo foi dobrado, pois, alĆ©m de eu nĆ£o ter esse valor que eu jĆ” deveria ter recebido, porque o hĆ³spede jĆ” foi atendido e jĆ” pagou a Booking, que emitiu a nota fiscal de comissĆ£o e eu paguei o imposto, ainda nĆ£o estou recebendo futuras reservas.ā
Ver essa foto no Instagram
Posicionamento da Booking
A reportagem entrou em contato com a Booking apontando os questionamentos dos clientes. A empresa informou que os atrasos aconteceram em razĆ£o de uma manutenĆ§Ć£o no sistema da plataforma e que os trabalhos para que as transaƧƵes sejam retomadas estĆ£o sendo feitos com urgĆŖncia. Confira a nota na Ćntegra:
“Sempre nos esforƧamos para apoiar cada um de nossos parceiros de acomodaĆ§Ć£o da melhor forma possĆvel e entendemos a importĆ¢ncia de fazer esses pagamentos no prazo previsto. Estamos trabalhando com urgĆŖncia para retomar as transaƧƵes, que sofreram um atraso em decorrĆŖncia de uma manutenĆ§Ć£o planejada em nosso sistema, e confirmamos que elas jĆ” foram processadas, portanto, nossos parceiros devem receber o dinheiro em breve.”
LEIA TAMBĆM
- Ć o fim do parcelamento sem juros no cartĆ£o? Entenda as propostas
- Bancos alertam sobre golpes envolvendo Desenrola Brasil
- Venda casada: entenda como funciona a prƔtica abusiva
Problema acontece em vĆ”rias regiƵes do paĆs
Na seĆ§Ć£o Reclame Aqui do site da Booking Ć© possĆvel ver vĆ”rias reclamaƧƵes de atraso nos pagamentos, assim como dificuldades de acionar a empresa e o recebimento de falsas promessas no repasse do dinheiro. O portal de notĆcias MetrĆ³poles divulgou no Ćŗltimo sĆ”bado (19) que um empresĆ”rio do Distrito Federal estĆ” hĆ” quase dois meses sem receber o repasse dos valores pelo uso dos apartamentos que ele colocou para locaĆ§Ć£o. O prejuĆzo estimado passa dos R$ 260 mil.
Em resposta ao MetrĆ³poles, a empresa afirmou que lamenta o atraso no pagamento e disse que trabalha para resolver os casos. āLamentamos o atraso nos pagamentos que alguns dos nossos parceiros de acomodaĆ§Ć£o sofreram recentemente e reforƧamos que a maioria jĆ” foi paga. Esse atraso se deve a uma manutenĆ§Ć£o planejada em nosso sistema. Embora os parceiros tenham sido notificados sobre essa atualizaĆ§Ć£o com antecedĆŖncia, para algumas propriedades esse processo tem sido mais longo do que o esperado e continuamos trabalhando com urgĆŖncia para resolver os Ćŗltimos casos afetadosā, diz a Booking.
Diferente caso em Juiz de Fora
Em Juiz de Fora, os estabelecimentos consultados pela reportagem que tĆŖm parceria com a empresa nĆ£o sofreram com atrasos por trabalharem de outra forma, onde os turistas reservam os quartos pela plataforma, mas o pagamento Ć© feito de forma presencial nas dependĆŖncias do hotel. No entanto, um dos clientes, o Premier Parc Hotel, estĆ” enfrentando outra dificuldade com a plataforma: a emissĆ£o de boletos para que o servidor efetue o pagamento Ć Booking.