Vim, vi e comi!

Após algumas tentativas frustradas, comer a disputada feijoada do Carimã se tornou uma grande vitória

Por Butecos de JF

Feijuca2 Airton
Feijoada do Carimã

Uma feijoada que é servida no mesmo restaurante há 46 anos, seguindo a mesma receita e que, pasmem, começa a se degustada por volta das 9h30 da manhã. Isso mesmo, meu amigo leitor! O prato é tão esperado pelos clientes que logo cedo já há gente ávida pela oportunidade de servir-se de uma farta feijoada de feijão preto, com os respectivos pertences suínos, daquelas bem raiz, e seus sempre bem-vindos acompanhamentos: o arroz branco e soltinho, couve fatiada e refogada e uma farofa clarinha e rica em ovos, que pode ser complementada ainda por uma farinha torrada que fica sobre a mesa, num free refil para ajudar a “limpar” o caldinho do feijão que fica no prato ao final da refeição.

Uma genuína feijuca que atrai gente de toda cidade para experimentá-la todas as sextas feiras, e é disputada também pelos vizinhos da Lanchonete e Restaurante Carimã, na Avenida Juscelino Kubitschek, logo após o Viaduto Ramirez Gonzalez, precisamente em frente à fábrica da BD – de onde sei que saem muito clientes deste prato, bastando atravessar a rua para se acomodar no simples, mas agradável restaurante. Talvez, por isso, eu tenha me frustrado tantas vezes ao tentar comer a feijoada: chegando lá após às 13h é impossível achá-la disponível nas panelas. Mas encontrei, nas redes sociais, a Julia, filha do Danilo, ilustre proprietário do restaurante, e com ela veio o telefone de contato e, assim, consegui reservar minha feijuca na última sexta-feira. Agora sou um vencedor, e conhecedor desta iguaria, e mais um fã do Danilo Paschoalini, guaraniense de 66 anos, que acorda às 4h da manhã para começar os trabalhos no seu restaurante.

Dono Carima Airton
Danilo Paschoalini

No dia da minha visita, e depois das 13 horas, comigo já de “papo cheio”, ele pode sentar-se à mesa para me contar outras peculiaridades do lugar: o nome Carimã remete a um hotel no sul do país, que ficou em sua memória a partir de uma viagem que fez por lá. Além da feijoada, disputadíssima, há outros pratos muito valorizados, como o frango com quiabo às quintas-feiras, o feijão tropeiro com costelinha oferecido na quarta, e o espaguete com bife à milanesa de toda terça – esse prato, inclusive, o meu amigo Carlos, da cachaça Du Botti, recomendou fortemente e diz que já foi muito ao Carimã por conta dele. Inclusive, fica a dica aqui: no dia da feijuca não deixe de pedir uma boa cachaça Du Botti para harmonizar com essa clássica receita que merece todo nosso prestígio e consideração! Mas não se esqueça: chegue cedo ao restaurante, senão vai dar de cara com as panelas vazias! Anotou? Então você que lute agora!

Bar Carima Airton

Endereço: Avenida Presidente Juscelino Kubitscheck, 1280.
Telefone: (32) 3221-1083

Butecos de JF

Butecos de JF

Airton Soares é gestor público por formação acadêmica mas, por opção e gosto, é conhecido como apreciador da cozinha de raiz, com experiência comprovada e acumulada na cintura. Já foi jurado em diversos concursos de gastronomia, é colunista do Tribuna de Minas, tem programa na rádio Transamérica JF e é dono da fanpage @butecosdejf, onde conta com mais de 100 mil seguidores que acompanham as dicas e comentários sobre comidas, bebidas e bares desse rotundo entusiasta da culinária simples e saborosa, segundo ele, a mais gostosa de todas!

A Tribuna de Minas não se responsabiliza por este conteúdo e pelas informações sobre os produtos/serviços promovidos nesta publicação.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também