Defesa Civil alerta para baixa umidade do ar nos próximos dias em JF
Conforme o órgão, os próximos três dias devem ter índices abaixo dos indicados pela OMS; baixa umidade pode ocasionar desidratação
A partir desta quinta-feira (3), Juiz de Fora terá a probabilidade de alcançar entre 21% e 30% de umidade relativa do ar. O alerta sobre a baixa umidade foi feito pela Defesa Civil e deve valer para os próximos três dias. Além de prejudicial à saúde, a baixa umidade relativa do ar pode também trazer riscos de queimadas urbanas e florestais.
De acordo com a Defesa Civil, o fenômeno ocorre pela intensificação da massa de ar seco e quente, que atua sobre grande parte da região Sudeste do país. Isso pode favorecer a ocorrência de baixa umidade relativa do ar à tarde, de quinta a sábado.
Como destacado pelo órgão, a Organização Mundial de Saúde (OMS) estabelece que índices inferiores a 30% de umidade relativa não são adequados para a saúde humana, pois podem ocasionar desidratação.
Diante do cenário, a Defesa Civil orienta que a população beba bastante líquido e evite exposição ao sol e desgastes físicos nas horas mais secas do dia – principalmente na parte da tarde. Além disso, aos proprietários de lotes, o órgão alerta sobre a importância de mantê-los limpos e dos aceros bem feitos em propriedades rurais.
Inmet prevê baixa umidade
Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o tempo seco vai permanecer seco nesta quinta. As condições do clima, que são favoráveis aos baixos índices de umidade do ar – abaixo de 30% -, mantêm o céu com poucas nuvens, o que favorece a elevação da temperatura especialmente no turno da tarde. A máxima pode atingir os 26 graus, enquanto a mínima segue por volta dos 11.
Na grande maioria do estado de Minas Gerais, inclusive na Zona da Mata, a tendência é de céu claro com névoa seca nesta quinta. As condições devem permanecer dessa forma pelo menos até o próximo sábado (5), segundo o Inmet. A data é esperada para a possível retomada dos níveis normais de umidade do ar em boa parte do país.
Ainda de acordo com a previsão do instituto, a situação climática do estado deve seguir sem muitas variações nos próximos dias. O aumento na temperatura e a permanência da massa de ar seco são esperados para o período.