Minas inicia envio de lítio do Vale do Jequitinhonha para fora do Brasil

Cerca de 15 mil toneladas foram enviadas do Porto de Vitória para a China


Por Tribuna

28/07/2023 às 18h46

litio do Vale Cristiano Machado
(Foto: Cristiano Machado/Imprensa MG)

Nesta quinta-feira (27), o Vale do Lítio iniciou a exportação dos primeiros lotes do mineral. As primeiras 15 mil toneladas foram embarcadas sob presença do governador Romeu Zema, no Porto de Vitória, no Espírito Santo.

Conforme esclarece o Governo, esse mineral é utilizado em aplicações como baterias, ligas metálicas, dispositivos médicos e produção de fármacos. Seu envio saiu do Brasil com destino a China, mais especificamente até a empresa Yahua.

Diante do carregamento da primeira remessa, Zema considera que a data é um marco não só para Minas, mas para o Vale do Jequitinhonha e para o Brasil. “A partir de hoje, o Brasil se transforma em um país exportador de lítio, que é o metal da transição energética”, comenta.

Também estiveram presentes no porto o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Comércio, Indústria e Serviços, Geraldo Alckmin, além do governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, e da CEO da Sigma Lithium, Ana Cabral Gardner.

De acordo com o Governo, o primeiro lote refere-se à exportação de 15 mil toneladas de lítio pré-químico premium e outras 15 mil toneladas de rejeitos ultrafinos sem produtos químicos, empilhados a seco. A estimativa da Sigma Lithium é de exportar 130 mil toneladas até o final do ano.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.