Projeto quer discutir violĂȘncia contra a mulher nas escolas municipais
Proposta aprovada pela Cùmara quer conscientizar estudantes sobre noçÔes de igualdade e respeito
Um projeto de lei apresentado pelo vereador Julinho Rossignoli (PP) defende a criação de um programa nas escolas pĂșblicas municipais para a conscientização sobre a violĂȘncia domĂ©stica contra mulheres. O texto foi aprovado pela CĂąmara Municipal nesta terça-feira (11) e tem como objetivo “conscientizar estudantes de todas as idades sobre a igualdade entre mulheres e homens”. Com isso, a iniciativa visa a “redução da violĂȘncia contra a mulher no ambiente escolar e fora dele”.
Da mesma forma, a proposição busca discutir a adoção de diretrizes e mecanismos institucionais que orientem as instituiçÔes de ensino no cumprimento da igualdade entre homens e mulheres. A proposta se baseia em princĂpio com a “igualdade de tratamento”; a “equidade”; o “respeito Ă dignidade da pessoa humana”; e a “conscientização contra a violĂȘncia contra a mulher”.
A proposição ainda pretende autorizar o MunicĂpio a incluir os assuntos tratados pelo dispositivo na grade curricular das escolas municipais como matĂ©ria obrigatĂłria nĂŁo eletiva.
Com a aprovação pela Cùmara, o projeto de lei segue agora para a anålise da prefeita Margarida Salomão (PT), que pode sancionar ou vetar o texto.
Para o vereador Julinho Rossignoli, a proposta surge em um contexto atual, em que se observa a necessidade de açÔes de conscientização sobre a violĂȘncia domĂ©stica contra a mulher. “A educação Ă© o melhor meio para a prevenção e o combate Ă violĂȘncia, sendo mecanismo eficiente na erradicação da violĂȘncia contra a mulher no ambiente domĂ©stico e familiar”, considera o parlamentar.