Serviço de táxi terá reajuste de 23% em Juiz de Fora
A última vez que o valor das tarifas relacionadas ao serviço de táxi tinha sido reajustado foi em 2017, há seis anos; mudança foi proposta pela categoria
Depois de seis anos sem alteração, as tarifas do serviço de táxi em Juiz de Fora serão reajustadas em 23%. O anúncio foi feito pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) na manhã desta quarta-feira (5), por meio de publicação nas redes sociais. De acordo com a Administração municipal, o decreto autorizando as mudanças deve ser publicado até esta quinta-feira (6).
O valor do transporte permanece sem alteração desde 2017, quando houve o último aumento concedido pela PJF. De acordo com o presidente do Sindicato dos Taxistas, José Moreira de Paula, nesse período, houve o acúmulo de uma defasagem de 41,53%. Por conta da pandemia de Covid-19, a categoria buscou aguardar antes de solicitar novos reajustes. “Nós solicitamos os cálculos e negociamos com o Município, propondo esse valor de 23%, visto que, se repassar os 41,53%, iria pesar muito para o consumidor”, comenta. “O restante ficará para discussões futuras. Vamos ver como a economia e o usuário vão reagir a esse reajuste.”
Conforme o representante dos taxistas, após a autorização da mudança ser publicada pela Prefeitura, a categoria irá solicitar que o fabricante dos taxímetros faça nova programação para alterar as tarifas. A expectativa é que as novas taxas sejam aplicadas até o final deste mês. “Infelizmente, esse reajuste é necessário para manter a qualidade do serviço, que defasou muito. Agora, com o reajuste, esperamos dar uma oxigenada no serviço como um todo.”
Manutenção da frota
De acordo com o presidente da Associação dos Condutores Autônomos de Táxi de Juiz de Fora, Luiz Gonzaga, o aumento no valor da tarifa pode contribuir para a manutenção dos veículos. “Nós sabemos que tem carro com alguns problemas, mas a tendência com a tarifa é ver se fazemos uma renovação da frota no geral. Essa nova planilha já cobre bastante coisa.”
À Tribuna, o presidente da Associação também ressaltou que o reajuste de 23% foi calculado de forma que não prejudique nem os usuários nem os próprios taxistas. “Os usuários sabem que precisa de reajuste. Tudo tem um custo”, diz. “Nós também temos gastos, e a tarifa procura manter o serviço de qualidade.”
PJF anuncia mudanças, mas não detalha valores
Em publicações nas redes sociais da PJF, o secretário de Mobilidade Urbana (SMU), Fernando Tadeu David, informou que a alteração nas tarifas atende a um pleito do Sindicato dos Taxistas e da Associação dos Condutores Autônomos de Táxi de Juiz de Fora. “Esse reajuste foi adiado o quanto possível em função da crise econômica que passamos com a pandemia, que assolou o país e também os taxistas, como agentes econômicos”, diz. “Com este reajuste, então, nós atendemos a um pleito da categoria para que a prestação do serviço continue sendo bem feita à população de Juiz de Fora.”
A Tribuna solicitou mais detalhes à Administração municipal sobre os novos valores que entrarão em vigor. Entretanto, não teve um retorno até o fechamento desta edição.
Assista ao vídeo:
Ver essa foto no Instagram