Como funciona o Discord? Saiba mais sobre a plataforma
Serviço de comunicação por texto, voz e vídeo foi criado em 2015 e atrai crianças e adolescentes; entenda como se proteger de riscos
A plataforma Discord, criada em 2015 com o objetivo de reunir pessoas de todo o mundo em um espaço on-line voltado para a comunicação por voz, vídeo e texto, vem sendo alvo de polêmicas após o Fantástico, programa jornalístico da TV Globo, denunciar que criminosos estariam utilizando o serviço para ataques e abusos contra adolescentes. A utilização de forma indevida e para cometer crimes levantou dúvidas sobre como a plataforma funciona, em um momento em que a regulação de redes sociais também vem sendo debatida.
O que é Discord?
Conforme o site do Discord, a plataforma foi criada por Jason Citron e Stan Vishnevskiy. Os fundadores eram jogadores de videogame, que desejavam compartilhar as experiências dos jogos, mas acreditavam que as ferramentas existentes era ineficazes.
O serviço foi criado por eles com o objetivo de dar espaço para pessoas com idade a partir de 13 anos conversarem regularmente e de forma mais fácil sobre interesses em comum, construindo “laços genuínos” com amigos e com pessoas de todo o mundo
Com o crescimento da plataforma, que contém comunidades para reunir pessoas que se interessam pelo mesmo tema, o foco, que inicialmente era nos gamers, se expandiu, abrindo espaço para quaisquer grupos que quisessem participar de grupos de conversas por voz, vídeo ou texto.
Como funciona o Discord?
Após criar sua conta, o usuário pode adicionar amigos e criar grupos de conversas chamados de servidores.
Há dois tipos de servidores: os servidores de amigos, onde apenas pessoas convidadas podem entrar; e os servidores da comunidade, por meio dos quais é possível conectar-se com pessoas do mundo todo, que são convidadas para ingressar na comunidade por um moderador. O moderador tem acesso a diversas ferramentas, entre elas, formas de reforçar a segurança do grupo.
No caso dos servidores “descobríveis”, ou seja, que podem ser encontrados por qualquer pessoa utilizando a plataforma, os usuários podem visualizar que a comunidade é aberta à entrada e solicitação de participação de outros usuários.
Como é a segurança do Discord?
No site do Discord, o menu oferece a opção de o usuário acessar uma Central de Segurança, onde é possível acessar diversos conteúdos sobre como funciona a moderação dos canais da plataforma e quais são as políticas de segurança.
Conforme um dos itens disponibilizados, o serviço utiliza “hashing de imagem do PhotoDNA para identificar imagens inapropriadas e tecnologia avançada, como modelos de aprendizado de máquina, para identificar e remediar conteúdo ofensivo”. Além disso, consta a informação de que moderadores de comunidade são capacitados para zelar pelas políticas de segurança da plataforma.
Como se proteger?
Assim como outras redes sociais, o Discord atrai adolescentes e jovens que desejam socializar por meio da internet. Na página inicial do site da plataforma, inclusive, o serviço se propõe a ser um lugar onde o usuário pode pertencer “a um clube escolar, um grupo de gamers, ou uma comunidade artística mundial. Onde você e alguns amigos possam passar um tempo juntos.”
Entretanto, é preciso ficar atento, pois criminosos podem se valer da presença de jovens na plataforma para cometer abusos ou, até mesmo, hackear e enviar links maliciosos aos usuários, entre outras ações.
A própria plataforma oferece orientações a usuários e a pais e responsáveis sobre como se proteger e tornar os canais seguros. Além disso, a recomendação de especialistas é sempre monitorar os acessos das crianças e adolescentes à internet.