Mais de 250 animais silvestres são recolhidos pela Guarda Municipal em Juiz de Fora
Balanço mostra que equipe de proteção ambiental também realizou 143 rondas preventivas em áreas verdes
Entre janeiro e maio deste ano, a Guarda Municipal de Juiz de Fora recolheu 253 animais silvestres, como gambás, aves e serpentes, que foram encontrados em áreas urbanas do município. O número consta em balanço divulgado pelo órgão em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente. Os dados mostram aumento em relação ao ano passado. No mesmo período de 2022, 160 animais foram recolhidos.
O mês que reuniu mais ocorrência do tipo em 2023 foi março, com 103 recolhimentos. As principais espécies resgatadas são gambás e maritacas. Além do resgate desses animais, a corporação também realizou 143 rondas preventivas em regiões verdes da cidade sob proteção do Executivo, como, por exemplo, o Morro do Imperador e as margens do Rio Paraibuna.
Apoio
Há dois anos, a Guarda Municipal colabora dando apoio aos outros órgãos ambientais no recolhimento de animais silvestres em Juiz de Fora. A preparação dos profissionais para exercer a função é feita com orientação da 4ª Companhia de Meio Ambiente da Polícia Militar.
Outras atividades de educação ambiental também são promovidas pela Guarda Municipal como o projeto “Trilhas do Imperador”, que guia a população interessada em conhecer mais sobre os aspectos históricos e culturais de um dos principais monumentos ambientais da cidade.
A Equipe de Proteção Ambiental pode ser acionada pelo telefone 153, no horário de 8h às 17h. O atendimento é condicionado à disponibilidade de empenho no momento da solicitação, já que o grupo também atua no serviço de patrulhamento preventivo de rotina em áreas públicas.