Amanda Oliveira é a brasileira mais bem colocada na Maratona do Rio
Atleta tricampeã do Ranking de Corridas de JF terminou prova na terceira colocação geral
A atleta Amanda Oliveira foi a terceira colocada geral na Maratona Internacional do Rio, realizada no último domingo (11), na cidade homônima. Ela ainda conseguiu o posto de melhor brasileira do evento, com o tempo de 2h46min40s nos 42km percorridos. Ao todo, somando as categorias masculina e feminina, foram 40 mil atletas inscritos na disputa.
A prova feminina foi vencida pela etíope Zinash Debebe, que cruzou a linha de chegada em 2h36min00s, superando em um minuto o recorde da corrida, que havia sido marcado pela também etíope Kebebush Yisma Zewode Mariam no ano anterior. Ela foi seguida por Thorothy Kiptanui, do Quênia, que marcou 2h40min27s.
Tricampeã do Ranking de Corridas de Juiz de Fora, Amanda Oliveira nunca tinha participado de uma maratona. Em abril deste ano, ela foi até Cochabamba, na Bolívia, onde fez treinamentos para, com a altitude de 2.550 metros, aumentar sua capacidade de transporte de oxigênio no sangue visando à Maratona do Rio.
“Desde quando meu treinador falou que íamos entrar em uma maratona, me preparei bem. Quando fui à Bolívia, torci meu pé na pista. Mexeu com meu psicológico, mas não deixei isso me abalar. Falei comigo mesmo que eu poderia e conseguiria. Mesmo com medo e receio de alguns obstáculos, não me abalei e nem desisti. Dei o meu melhor e fiquei muito feliz pelo resultado, não tem nada melhor que estrear em uma maratona sendo a melhor brasileira”, vibra a atleta.
Outras provas no radar
Após o resultado satisfatório em sua primeira maratona, Amanda já tem suas próximas provas definidas. Ela irá participar da Meia Maratona da Asics, também no Rio de Janeiro, no dia 2 de julho, e do Troféu Brasil, em Cuiabá, ainda sem data definida.
“Tive muito aprendizado. Foi um sentimento de muita alegria e emoção ver a multidão toda torcendo, ainda mais naquela cidade maravilhosa que é o Rio de Janeiro. Só tenho que agradecer a todos que fizeram esse momento acontecer. Sei que posso ainda mais e as maratonas serão minhas provas-alvo no ano que vem. Acho que tenho potencial para ser uma grande maratonista”, avalia Amanda.