Caixa libera R$ 25,4 bilhões do PIS/Pasep; saiba como sacar
Valores devem ser retirados até o dia 5 de agosto, senão serão transferidos do FGTS para o Tesouro Nacional
Cotas do PIS/Pasep no valor total de R$ 24,5 bilhões já podem ser sacadas por trabalhadores brasileiros desde a última quarta-feira (7), informou a Caixa Econômica Federal. Os valores podem ser retirados até o dia 5 de agosto. São 10,5 milhões de pessoas com valores a resgatar.
Segundo a Caixa, o saque pode ser feito pelo aplicativo de celular do FGTS, sem que haja necessidade de comparecimento às agências bancárias. Quem não resgatar as cotas do PIS/Pasep no prazo terá os recursos transferidos do FGTS para o Tesouro Nacional. A partir daí, o trabalhador tem cinco anos para fazer nova solicitação de retirada.
Os trabalhadores que têm direito ao saque são os que tiveram carteira assinada entre 1971 e 1988 e que ainda não realizaram o saque das cotas do PIS/Pasep.
Como consultar e sacar as cotas do PIS/Pasep?
Na tela principal do aplicativo FGTS aparece um aviso dizendo “Você possui saque disponível”, caso você se enquadre nas exigências para o saque. Para fazer o resgate, basta clicar na mensagem e, depois, em “Solicitar o saque do PIS/Pasep”.
Depois, escolha o formato do saque (presencial ou crédito em conta), confira as informações pessoais e clique em “Confirmar saque”.